BIODIVERSIDADE

Dia do Cerrado: programa Bem Viver destaca o papel da agroecologia em defesa do bioma

Expansão da pecuária e da monocultura de commodities fez que Cerrado já tenha perdido 51% do seu território original

Ouça o áudio:

Na agroecologia, saberes tradicionais como camponês, indígena e quilombola são valorizados e aplicados - Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
"A conservação da nossa sociobiodiversidade é resultado de um uso respeitoso e consciente"

Na edição desta sexta-feira (11), Dia do Cerrado, o programa Bem Viver destaca o papel da agroecologia em defesa do bioma. Em consequência da expansão da pecuária e da monocultura de commodities, o Cerrado foi devastado e perdeu 51% do seu território original. Neste contexto, destaca-se a produção sustentável agroecológica, capaz de preservar e restaurar paisagens degradadas. 

:: Artigo | MST e a produção de alimentos saudáveis nas agroflorestas ::

O programa também falou sobre a reintegração de posse autorizada pela Justiça da Bahia de parte dos lotes que integram o assentamento Jacy Rocha, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), localizado no sul do estado. A decisão da justiça baiana foi embasada em informações apresentadas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que segundo o Ministério Público Federal (MPF) são dados controversos e no mínimo contraditórios. 

:: Governador questiona uso da Força Nacional contra MST na Bahia: "Desrespeito à lei" ::

Outro destaque foi a suspensão da ação de despejo da Aldeia Novos Guerreiros, de etnia Pataxó, localizada em Porto Seguro, também no sul da Bahia. O episódio chama atenção porque a Funai (Fundação Nacional do Índio), órgão do governo federal com a missão de defender e proteger os direitos indígenas, é acusada de se omitir diante da situação. 

:: Despejo a favor de escola de aviação ameaça famílias indígenas em Porto Seguro (BA) ::

O Bem Viver também falou sobre os testes da vacina russa contra o coronavírus previstos para acontecer dentro de um mês no estado da Bahia. 500 doses da vacina russa, batizada de “Sputnik V”, serão enviadas para território baiano. Outro estado que firmou acordo com a Rússia para participar dos testes foi o Paraná, que aguarda aprovação do protocolo pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para concretizar a parceria.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Lucas Weber