Bahia

CINEMA NEGRO

Mostra exibirá 15 obras de cineastas negros entre setembro e outubro

Edição será totalmente virtual e selecionará curta-metragens realizados por jovens negros periféricos

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
A iniciativa é coordenada e protagonizada por seis mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica. - Divulgação

A terceira edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) acontece entre os dias 30 de setembro e 09 de outubro, com a exibição de 15 obras de cineastas negras/negros de diversos países. Durante a III MIMB serão realizadas oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra no cinema. Diferente das edições anteriores, este ano o festival será totalmente virtual, devido à pandemia e aos protocolos de distanciamento social.
Os filmes serão exibidos através de uma parceria com a Videocamp - plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto para sessões coletivas e gratuitas, cuja missão é democratizar o acesso à cultura e à informação e que, durante o período de quarentena imposto pelo avanço da COVID-19, adequou a ferramenta para hospedar mostras de cinema engajado. A mostra também conta ainda com o apoio do Goethe Institut Salvador, por meio da qual serão possíveis conexões diaspóricas, a exemplo da curadoria de filmes do Instituto de Moçambique.
O tema da edição será “Árvores Ancestrais - Tempo e Cura”, que remonta a simbologia sagrada da árvore para a ancestralidade negra, e segundo a coordenação da MIMB, dialoga com o momento de crise e adoecimento que o mundo está vivendo.

Desafios
As duas primeiras edições da MIMB circularam por 15 bairros de Salvador, com mais de 150 filmes. No contexto da pandemia, as coordenadoras da mostra se defrontaram com o desafio de adaptar a proposta de um cinema que corria nas ruas e bairros periféricos, para uma versão totalmente online. 

Wawa Aba - Sementes da árvore
Uma novidade da III MIMB é o impulso cultural WAWA ABA - SEMENTES DA ÁRVORE, onde serão selecionados oito curta-metragens de um minuto, realizados por jovens negras/negros e periféricos de todo o Brasil. Neste sentido, será realizada nesta quinta-feira (10), uma oficina de realização audiovisual com dispositivos móveis.
A MIMB é uma iniciativa coordenada e protagonizada por seis mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde a direção, fotografia, produção e curadoria: Daiane Rosário (idealizadora e coordenadora geral); Kinda Rodrigues (coordenadora de curadoria  internacional); Loiá Fernandes (coordenadora de produção); Naymare Azevedo (coordenadora executiva); Tais Amordivino (coordenadora da curadoria nacional); Julia Morais (coordenadora da curadoria nacional). As atividades da III MIMB acontecerão no Videocamp, Youtube, Instagram, Facebook e Meet.

Edição: Elen Carvalho