O Exército brasileiro confirmou a morte do chefe do Centro do Inteligência do Exército (CIE), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, de 53 anos. A causa oficial não foi divulgada, mas ele estava internado havia mais de uma semana com suspeita de covid-19. O jornal O Globo noticiou que fontes do Ministério da Defesa afirmaram que o general faleceu por conta da doença.
Nesta terça-feira (8), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) confirmou que 127.464 pessoas já morreram por causa do coronavírus em todo Brasil. Em 24 horas, desde a segunda-feira (7), foram registrados 504 novas mortes. O país é a segunda nação com maior número absoluto de óbitos no mundo todo.
Na semana que se encerrou em 05/09, o Brasil conseguiu diminuir os registros de mortes. O total ficou abaixo de 6 mil casos pela primeira vez desde maio. No entanto, no mesmo período, o número de infectados se manteve acima de 260 mil, patamar que vem sendo registrado há três semanas.
Na terça-feira (8), o total de contaminados chegou a 4.162.073. Os novos pacientes somaram 14.279 no período de um dia. Globalmente, mais de 27,4 milhões de pessoas já foram contaminadas e mais de 894 mil faleceram.
O que é o novo coronavírus?
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Edição: Rodrigo Durão Coelho