BENEFÍCIO

Caixa libera FGTS Emergencial para aniversariantes de outubro nesta terça-feira (8)

Quem pretende sacar ou transferir o recurso vai ter que esperar até 31 de outubro

Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

A Caixa informa que o calendário está organizado para evitar aglomerações
A Caixa informa que o calendário está organizado para evitar aglomerações - Reprodução

Pessoas nascidas em outubro podem ter até R$ 1.045 a mais em alguma conta bancária a partir desta terça-feira (08). A informação pode ser um alívio em meio à crise econômica no Brasil, que piorou com a pandemia do novo coronavírus. Isso porque a Caixa Econômica Federal liberou o ante penúltimo lote do FGTS Emergencial. O valor de até um salário mínimo vale para quem possui contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).  

Por enquanto, a liberação fica disponível apenas na poupança social digital da Caixa, servindo exclusivamente para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. Quem preferir utilizar o recurso através de saque em espécie ou transferências vai ter esperar até 31 de outubro. 

:: Passo a passo: saiba como solicitar seu Seguro-Desemprego online :: 

E para quem nasceu em outros meses? 

O dinheiro do FGTS Emergencial vem sendo transferido pela Caixa desde o final de junho, devido à Medida Provisória (MP 946), que foi assinada em abril deste ano. Pessoas nascidas antes de outubro já tiveram recursos liberados e podem conferir o calendário de depósitos.


Calendário de pagamento do Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) / Caixa Econômica Federal

Por outro lado, a partir de 14 de setembro será a vez das pessoas nascidas em novembro. A data de 21 deste mês vale para as pessoas que fazem aniversário em dezembro. O calendário de depósitos está organizado entre a liberação na poupança digital e a condição de liberação de saques e transferências. Para exemplificar, o valor de saque, neste momento, está disponível apenas para nascidos entre janeiro e abril.   

Consulta

Trabalhadoras e trabalhadores podem consultar o valor do Saque Emergencial FGTS e a data em que o recurso será creditado por meio do aplicativo FGTS, do site da Caixa ou ligando para 111, opção 2. Ao receber o dinheiro, o trabalhador poderá utilizar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem.

 

Edição: Daniel Lamir