Meio Ambiente

Campanha “Mar de Luta” marca um ano do vazamento de óleo no litoral brasileiro

No próximo domingo (30), pescadores e pesquisadores se revezam em live para explicar as consequências do crime ambiental

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Grupo de Trabalho participa de ações para retirada de óleo na Costa dos Corais em Alagoas. - Felipe Brasil/ Fotos Públicas

O vazamento de óleo no litoral brasileiro completa um ano no próximo domingo (30). Neste dia, diversas entidades participarão da campanha “Mar de Luta”, que pretende marcar a data e cobrar a identificação dos culpados, bem como a reparação às comunidades afetadas.

O evento será online e transmitido nas redes sociais do Intervozes e do Mídia Ninja. A partir das 15h, líderes das comunidades pesqueiras, pesquisadores, representantes de entidades de direitos humanos e movimentos populares se revezarão em debates. Artistas também participarão do encontro. Na próxima segunda-feira (31), a campanha continua nas redes sociais.

Participam da organização da campanha “Mar de Luta”, o Conselho Pastoral dos Pescadores, o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), Rede Manguemar e Núcleo de Estudos Humanidades, Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros Marinhos (Confrem), Articulação Nacional das Pescadoras (ANP, Mares e Rios da Universidade Federal de Pernambuco e Coletivo de Comunicação Intervozes.

Crime

O vazamento de óleo no litoral brasileiro atingiu 130 municípios em nove estados do Nordeste e dois do Sudeste. Cerca de 300 mil pescadores foram afetados diretamente pelo crime ambiental, que também foi responsável pela morte de animais marinhos e poluição de praias.

Edição: Mauro Ramos