Violência

Vendedor ambulante é vítima de truculência policial em Fortaleza (CE)

João Vitor é vendedor de frutas e verduras e estava trabalhando quando sofreu abordagem violenta

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Após ter a mercadoria jogada ao chão, o vendedor recolheu as frutas e verduras - Reprodução

O vendedor ambulante João Vitor Silva Moreira foi vítima, na tarde de ontem (27), de uma agressão policial enquanto vendia frutas e verduras no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. Durante a abordagem, o policial jogou as mercadorias do vendedor no chão, chutou e pisou nos produtos e, ao final, virou o carrinho de vendas. A conduta violenta do policial foi filmada por uma pessoa que acompanhava a ação do agente de segurança pública.

Continua após publicidade

Na gravação, é possível ouvir o vendedor João Vitor pedindo para o policial militar não destruir suas mercadorias, pois isso iria prejudicá-lo. Após a agressão, o ambulante recolheu as frutas e verduras do chão. No vídeo, ainda é possível ouvir alguém próximo à gravação dizendo que está com muito medo dos policiais. A ação ocorreu ao lado de uma base da Polícia Militar em uma praça do bairro Presidente Kennedy.

Segundo Cláudio Silva, advogado, professor e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ceará, nada justifica que policiais militares ajam com autoritarismo e fora da legalidade, “ infelizmente essas situações se devem, em grande parte, pela permanência de práticas autoritárias, especialmente, pela falta de controle e punição por parte do Estado quando essas práticas ilegais e abusivas ocorrem”. Para Cláudio, chama a atenção que a abordagem foi contra um trabalhador simples, “os mais pobres sofrem mais com este tipo de situação, por terem menos meios de defesa e pressão social”, afirma.

Em um vídeo postado em rede social, João Vitor agradece a ajuda das pessoas e afirma, “eu passei por um constrangimento que eu nunca mais quero passar”. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) lançou uma nota oficial informando que os dois policiais que se encontravam no local da agressão foram afastados do serviço de policiamento até o final das apurações.

Outros abusos

Vários outros casos de abuso de poder e autoritarismo envolvem a Polícia Militar do Ceará. Este ano, três policiais foram filmados agredindo um morador do Bairro Pedras, em Fortaleza. Além de socos e tapas, o morador ainda sofreu enforcamento. O relato dos moradores da região é que esse tipo de abordagem é comum na região.

Em fevereiro de 2019, policiais agrediram um casal na Rua do Canal. Na filmagem, é possível ver a mulher ajoelhada sendo agredida com chutes e socos, os policiais ainda usaram um chicote para violentar a mulher. Ao todo, seis agentes da segurança pública foram afastados da corporação.

Outro caso foi contra um adolescente no bairro Bela Vista, nas imagens os policiais agridem o jovem com socos e chutes, além de raspar o braço do rapaz com um facão.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena