Paraná

FUTEBOL

Globo e Turner disputam transmissão de jogos com “chutes” e “pontapés” nos tribunais

MP 984, que dá o direito de transmissão aos times que jogam em casa, tem criado intrigas entre emissoras e clubes

Curitiba (PR) |
Disputa por direitos de transmissão movimenta temporada - Divulgação

Além de sua ação populista de a cada dia aparecer com a camisa de um time de futebol diferente, o presidente Jair Bolsonaro “embolou” o meio de campo na transmissão pela TV dos jogos do Brasileirão. Ele editou, a pedido da direção do Flamengo, a medida provisória “do Mandante”, a MP 984, que dá o direito de transmissão aos times que jogam em casa. Mudando a regra anterior, em que os direitos eram compartilhados. 

Como os contratos de TV da atual edição foram assinados antes dessa medida, a Globo foi aos tribunais para impedir que as emissoras do Grupo Turner exibam jogos dos times que tem sob contrato, alegando que as assinaturas foram feitas antes da MP e que as regras não podem ser mudadas. 

A quarta rodada, na quarta-feira, 19, começou debaixo de uma decisão favorável à Globo, proibindo a Turner de exibir confrontos por causa da MP do mandante. Porém os tribunais têm revezado decisões favoráveis a um e outro grupo, deixando os torcedores sem saber onde será transmitida a partida até minutos antes do início das rodadas. E muitos pontapés e muitas caneladas ainda acontecerão nesse jogo até o final do campeonato, no ano que vem. 

Foco no pay per view 

Para rentabilizar ainda mais seus contratos, a Globo tem optado por transmitir as partidas dos times de maior torcida apenas no sistema pay per view, em que é necessário pagar todos os meses para ver os jogos. Isso fez com que o próprio Flamengo tivesse três de seus quatro jogos transmitidos, até agora, apenas pelo sistema de pagar para ver. 

Edição: Gabriel Carriconde