Rio de Janeiro

Coluna

Prato Cheio | Conheça os benefícios da chamada "alimentação viva"

Imagem de perfil do Colunistaesd
Uma das sementes mais fáceis de germinar, ideal para quem está começando a se aventurar na alimentação viva é a lentilha - Foto: Pixabay
Os alimentos que nos proporcionam mais vitalidade são os alimentos frescos e de origem vegetal

Em tempos de crescente número de mortes, parece que a vida ganha mais importância e outros significados. Viver deixa de ser algo rotineiro, automático e desatento para se tornar um processo construtivo, questionador e dinâmico. Não basta estar vivo, é necessário estar vital.

Vitalidade é uma qualidade de conservação da vida e para que haja conservação é necessário a manutenção constante da mesma. Essa é uma característica essencial para quem deseja viver e não sobreviver. Vitalizar a si mesmo é gerar entusiasmo e dar vigor à tudo que faz sentido, ou que faz sentir. É como desenvolver uma imunidade que vai além da nossa saúde física.

Para esse fortalecimento da vida acontecer, existem muitos fatores envolvidos, sendo o principal o que podemos chamar de Prana. Esse é um termo muito usado no AyurvedaYoga, sistemas indianos complementares de cuidado e bem-estar.

Prana é relacionado diretamente à força da vida, uma substância não-material que está presente na atmosfera, nos alimentos e na água, mas é importante não confundir com oxigênio ou nutrientes, que são substâncias transportadoras dessa força. Portanto, a partir daí, já fica mais clara a importância da respiração consciente e alimentação equilibrada para nossa vitalidade.

A respiração completa e consciente nos conduz a um estado de observação interno e de clareza mental e, portanto, estimula ações não-reativas e compreensivas das situações cotidianas que realmente valem a pena gastar nossa energia. Do mesmo modo que escolhemos como, onde e quando investir nosso dinheiro, também podemos fazer isso com a nossa vitalidade.

Os alimentos que nos proporcionam mais vitalidade são, sem dúvida, os alimentos frescos e de origem vegetal, principalmente, se forem orgânicos.

As verduras, legumes, frutas e sementes são o resultado direto da utilização do Prana, através radiação solar, dos gases atmosféricos e da água. São alimentos que quando ingeridos crus ou fermentados e quando não são expostos à temperaturas maiores que 45°C, mantém as enzimas naturais intactas e proporcionam mais vitalidade ao corpo e mente humana.

Essa prática alimentar é chamada de "alimentação viva" e deve ser inserida na rotina alimentar de qualquer pessoa. Dentro desse tipo de alimentação existem alguns procedimentos que auxiliam na biodisponibilidade dos nutrientes e tornam o alimento uma bomba de vitalidade, sendo a germinação de sementes um dos procedimentos mais conhecidos.

Para permitir que sua vida seja cada vez mais vigorosa, eu trouxe o passo-a-passo básico de como germinar a semente de lentilha. Uma das sementes mais fáceis de germinar, ideal para quem está começando a se aventurar na alimentação viva. A lentilha é uma semente muito versátil, usada desde saladas, mistura com uma cenoura ralada, tomatinho picado, a verdura que preferir junto com temperos, azeite, limão, sal e ervinhas. Também pode ser usada em sucos, já que ela fornece uma cremosidade bem interessante para as bebidas e é muito usada no suco verde.

Existem três modos diferentes de germinação: água, ar e terra. É sempre importante você pesquisar o melhor método de germinação para semente que deseja utilizar. Existem sementes que não devem ser comidas germinadas, portanto, pesquise.

LENTILHA GERMINADA

Modo de preparo:

Em um pote de vidro de boca larga coloque as sementes e tampe com um filó. Lave bem, ao menos cinco vezes e encha o vidro de água até cobrir todas as sementes;

Deixe de molho por, no mínimo, oito horas;

Após deixá-las de molho, escorra a água e lave bem as sementes;

Coloque o vidro com as sementes úmidas em um local inclinado (45 graus), de maneira que possa escorrer o excesso de água e receber o ar. O ideal é deixar em um ambiente sem sol por oito horas;

Repita o procedimento de lavagem sempre que necessário, até a semente começar a colocar o “nariz para fora”. Esse é o ponto de germinação.

Use sua criatividade para incorporar nas suas refeições. Se tiver alguma dúvida e quiser inspirações, recomendo o blog Terrapia e as páginas do Instagram Ser Viva e Crudovita.

Edição: Mariana Pitasse