Pernambuco

CONFLITO

Agricultores protestam por empregos e indenização contra empresa de energia elétrica

Vias de acesso à Enel Green Power, em Tacaratu, no sertão pernambucano, seguem bloqueadas até avanços na negociação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Negociações estavam avançando entre os moradores e os funcionários da empresa, que registraram um Boletim de Ocorrência nesta sexta (14) - Reprodução

Desde a última quarta (12), os moradores do Assentamento Antônio Conselheiro I estão impedindo o acesso dos veículos da empresa Enel Green Power na estrada principal que leva à empresa e que corta o território do assentamento, que está localizado na zona rural de Tacaratu, no sertão pernambucano. Nesta sexta (14), a empresa fez um Boletim de Ocorrência contra os moradores, que devem fazer uma denúncia ao  Ministério Público contra a empresa.

A empresa Enel Green Power vem trabalhando na ampliação da rede de alta tensão no local, mas os moradores já percebem os impactos na região. “Estamos reivindicando um projeto produtivo da comunidade como uma compensação pelo que a empresa vai gerar e já vem gerando desde 2015 pelas implantações de placas de energia solar e torres de energia”, afirmou o agricultor Auricélio Souza Nunes, representante da Agrovila Carlos Marighella.

Os moradores reivindicam que a empresa gere empregos para os moradores da região e indenize as famílias impactadas pela rede de alta tensão que está sendo ampliada pela empresa. O assentamento é formado por 6 agrovilas: Carlos Marighella, Nossa Senhora da Saúde,  Paulo Freire, Nossa senhora de Aparecida, Rosa Luxemburgo e Francisco Julião, nas quais residem cerca de 300 famílias que residem no local há mais de 21 anos.

"Eles veem a mobilização e pensam que são vândalos que estão interditando, mas são famílias de agricultores e agricultoras que reivindicam e apenas chamam atenção para o impacto dessa Usina", afirmou o agricultor. No local, a Enel Green Power, que é italiana, implantou o primeiro parque de energia híbrida (solar e eólica) do país.

Desde quarta-feira (12) estariam havendo negociações entre os moradores e os funcionários da empresa, mas nessa sexta (14) as famílias tiveram acesso a um Boletim de Ocorrência feito por representantes da Enel Green Power junto à Polícia Militar. Segundo os próprios moradores, eles permanecerão bloqueando a via até que consigam as demandas pleiteadas.

 

Edição: Vanessa Gonzaga