Alternativa

Saiba como dar encaminhamento ao pedido no INSS mesmo com agências fechadas

Urnas nos locais de atendimento estão recebendo envelopes com todos os documentos exigidos para concessão do benefício

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

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Fila de espera pelo benefício vem diminuindo durante a pandemia, mas segue acima de 1 milhão - Foto: Brando Makes Branding/Unsplash

Com as agências fechadas por conta da pandemia, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) desenvolveu uma adaptação para que a população possa enviar os documentos necessário para a concessão do benefício. 

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O objetivo é que, em todo o país, os locais de atendimento da Previdência tenham uma urna para depositar o material exigido para dar encaminhando ao requerimento do assegurado.

O serviço já estava sendo oferecido em mais de 800 cidades, segundo o INSS. Agora o objetivo é atender o país inteiro. 

Como fazer

Primeiro, para assegurar a entrega dos documentos é preciso fazer um agendamento pelo telefone 135 ou no site Meu INSS. Será perguntado o número do protocolo do benefício em análise, nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o material na urna.

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Depois, adicione no envolve uma cópia de todos os documentos exigidos, que não precisam ser autenticados. Atenção que os originais não serão aceitos.

É preciso assinar o Formulário de Cumprimento de Exigência Expressa, que, segundo o INNS, estará disponível ao lado da urna na agência. 

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Ao colocar todo o material dentro do envelope e lacrá-lo, no lado de fora escreva, seu nome, CPF, endereço completo, telefone, e-mail (se tiver) e número do protocolo do agendamento.

A caixa coletora fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

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Para saber quais documentos são necessários e qual agência está aberta em sua cidade, ligue para 135. 

Filas seguem

Mesmo diminuindo mês a mês, a fila para receber o INSS segue grande. Em junho, havia 1.380.871 requerimentos de benefícios previdenciários aguardando análise pelo INSS. Desse total, 463.344 esperavam pela primeira avaliação dos seus requerimentos e 917.527 já haviam passado pela análise e necessitavam que o segurado cumprisse exigências do INSS para serem pagos.

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O tempo médio de concessão de benefícios segue acima do permitido por lei, que é até 45 dias.

Em janeiro, eram mais de 2 milhões de pessoas na espera pelo benefício. Segundo o próprio INSS, a queda na fila aconteceu pelo fechado das agência, o que acarretou na diminuição da procura pelo benefício por parte da população. 

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O retorno gradual do atendimento presencial nas agências do INSS está previsto para 24 de agosto. Até 21 de agosto, o atendimento continuará sendo feito exclusivamente pelos canais remotos.

 

Edição: Lucas Weber