Trabalho

Fim da greve: acordo garante readmissão de 747 metalúrgicos da Renault no Paraná

Proposta tem abertura de Programa de Demissão Voluntária e licença remunerada

Curitiba |
Greve de 21 dias conquista readmissão de metalúrgicos da Renault - Divulgação, Sindicato dos Metalúrgicos

Metalúrgicos fecham acordo com a Renault para a readmissão dos 747 trabalhadores dispensados pela montadora de sua unidade de São José dos Pinhais, no Paraná. A proposta foi votada de maneira “online” pelos trabalhadores e encerra a greve de 21 dias, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, foi fechado

“A reintegração e o fechamento de um acordo que mantém os empregos é uma vitória dos trabalhadores, que mostraram união e mobilização num momento difícil como este. A garantia para manter os empregos tem sido a nossa maior luta atualmente. No final, a mobilização e o diálogo prevaleceram. É o que temos procurado fazer aqui no Paraná”, avalia o presidente do sindicato, Sérgio Butka.

Os trabalhadores readmitidos pelo acordo ficarão em casa, recebendo salário integral até 20 de agosto, quando termina o Plano de Demissão Voluntária (PDV) que foi aberto pela Renault. Se os objetivos de dispensa da montadora não forem alcançados, parte dos trabalhadores ficará de licença, o chamado “lay-off” por cinco meses.

O restante da fábrica volta ao expediente normal neste dia 12 de agosto. Na proposta há também um pacote salarial que mantém a data-base e uma proposta de Participação nos Lucros e Resultados.

Na última semana, a juíza Sandra Mara de Oliveira Dias, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, anulou as 747 demissões da multinacional Renault. 

Principais pontos do acordo

Reintegração dos trabalhadores demitidos.

Plano de Demissão Voluntária: vai até o dia 20 de agosto e estabelece indenização de 6 salários nominais independente do tempo de serviço, plano de saúde até 30 de junho de 2021, entre outros pontos.

"Lay-off": caso o PDV não atinja o número de excedentes determinado pela empresa, trabalhadores entrarão em “lay-off”. Farão cursos de qualificação com parte do salário pago pelo Estado e o restante complementado pela empresa  com garantia de 85% do salário líquido do empregado. A duração será de 5 meses, podendo ser prorrogado por mais 3 meses.

Pacote de acordo salarial e PLR até 2023

Participação nos Lucros e Resultados

Acordo para os próximos quatro anos. Caso sejam atingidos 100% das metas, o valor cheio pago poderá chegar à R$ 100 mil até 2023.

Data Base

-2020\2021: O reajuste salarial foi trocado por abono de R$ 2.500,00.

- 2022 e 2023: reajuste pelo INPC (inflação) dos últimos doze meses.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Leandro Melito e Frédi Vasconcelos