O cargo de secretário de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município de Japeri, na Baixada Fluminense, está sendo ocupado por um estudante, de 19 anos, sem qualquer experiência na área ambiental. A nomeação Yuri Santos Oliveira é do dia 3 de abril deste ano.
Segundo reportagem do G1 e publicação da Revista Fórum, Yuri recebe salário de R$ 10 mil como secretário. A mãe do jovem, Fabiana, e a avó, Lúcia, também foram empregadas por ele no gabinete da pasta.
Leia também: Alerj aposta em Fux, no STF, para dar continuidade a impeachment de Witzel
O estudante é matriculado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) de Paracambi e substituiu Kérly Gustavo Bezerra Lopes, que pediu exoneração no dia 31 de março para se candidatar a vereador.
Ainda de acordo com a reportagem, apesar do cargo e salário elevado, Yuri pediu e recebeu pelo menos duas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 do governo. Os pagamentos acontecerem em abril e maio, quando ele já era secretário.
A Prefeitura de Japeri informou, em nota à imprensa, que está analisando o caso com a secretaria administrativa, mas não respondeu quais critérios usou na escolha de Yuri Oliveira. A prefeitura disse também desconhece que o secretário recebeu auxílio-emergencial, já o benefício é de responsabilidade do governo federal, e afirmou que o secretário cumpriu seus deveres em relação ao cargo.
Edição: Mariana Pitasse