LIBEROU

Restituição do IR: Receita paga terceiro lote nesta sexta (31)

Pagamento total de R$ 5,7 bilhões deve contemplar cerca de 4 milhões de contribuintes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O terceiro lote contempla os contribuintes com prioridade legal, como idosos e pessoas com deficiência - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020 será pago nesta sexta-feira (31) pela Receita Federal. Nesta etapa, serão beneficiados os contribuintes que tenham prioridade legal. Na lista estão pessoas com algum tipo de deficiência ou doenças graves e idosos.

Também serão contemplados professores que tiverem como principal fonte de renda o magistério. Além da faixa prioritária, o terceiro lote será destinado a outros 2,9 milhões de contribuintes que entregaram a declaração até 28 de março.

:: Guedes entrega reforma tributária: sem taxar ricos e onerando toda a cesta básica :: 

Ao todo, os pagamentos somam aproximadamente R$ 5,7 bilhões. O montante repete o valor recorde do segundo lote de restituição.

Consulta

Para saber se você foi contemplado, é possível consultar o site da Receita Federal. Virtualmente também é possível verificar pelo aplicativo, disponível tanto para  Android como iOS. Outra opção é pelo telefone 146.

:: Opinião | É hora de incluir os ricos na equação! ::

Malha Fina

Para saber se estão na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

:: Entenda como gerar o Código de Acesso para o e-CAC :: 

O serviço está disponível no site da Receita Federal, basta acessar a página do  e-CAC. Para entrar na plataforma primeiro é necessário ir em "gerar código de acesso" e depois em "gerar código de acesso para pessoa física". Finalmente, ao preencher os dados, será gerado uma senha, com ela é possível acessar o e-CAC. 

:: De qual reforma tributária o Brasil precisa? ::

Ao acessar o extrato, caso haja as inconsistências na declaração é possível fazer a autorregularização, por meio da declaração retificadora.

:: Entenda por que os pobres pagam mais impostos no Brasil :: 

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Edição: Douglas Matos