Mercado de trabalho

Brasil perde 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no primeiro semestre

Recordistas de fechamento de vagas foram os setores de serviços, de comércio e da construção, segundo o Caged

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Comércio foi um dos setores mais afetados em 2020 - Bruno Kelli/Amazonia Real

O Brasil fechou 1.198.363 vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre 2020, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Economia.

Leia também: Pela primeira vez, Brasil tem menos de 50% dos trabalhadores ocupados

O número é a diferença entre as 6.718.276 contratações e as 7.916.639 demissões registradas. No mesmo período em 2019, foram criadas 408 mil vagas, ainda de acordo com dados computados pelo governo.

O recordista de vagas fechadas foi o setor de serviços, com 507.708. Em seguida, vem o comércio, com perda de 474.511 postos. Na construção, o terceiro colocado, foram 32.092 empregos a menos.

Em meio à crise de outras áreas, o setor da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura foi o único que abriu novos empregos formais – no primeiro semestre, foram 62.633 vagas.

Leia mais: Corrida por importações na pandemia evidencia efeitos da desindustrialização no país::

Segundo o Ministério da Economia, o prejuízo da pandemia da covid-19 à economia foi o principal fator para desempregar tanta gente. O governo, no entanto, comemorou o fato de que o ritmo do fechamento de postos desacelerou em junho – foram 10.984 vagas a menos no mês, a menor perda do ano.

“Não podemos comemorar a perda de um emprego sequer, no entanto, comemoramos sim a melhora da economia e a melhora do mercado de trabalho. Temos, sim, motivos para comemorar nesse sentido”, afirmou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

Edição: Rodrigo Chagas