Pernambuco

REPRESENTATIVIDADE

Campanha #EuVotoEmNegra dá incentivo ao voto em mulheres negras nessas eleições

Em 2018, foram eleitas apenas 5% das quase seis mil que se candidataram aos diferentes cargos em Pernambuco

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Brasil tem apenas 15% de participação de mulheres no Parlamento - Divulgação/Eu Voto em Negra

Neste sábado (25) é celebrado o  Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e no Brasil também o Dia de Tereza de Benguela. Para marcar o mês que se celebra ambas as datas, organizações de mulheres lançam a campanha “Eu Voto em Negra” nas mídias digitais. Na quinta (23) o lançamento da campanha foi marcado por um twittaço e uma live na conta do Instagram da campanha, que está usando a hastag #EuVotoEmNegra nas redes sociais.

Foi visando esse período de isolamento social em um ano eleitoral atípico que a Campanha #EuVotoemNegra irá incentivar o voto em mulheres negras no meio digital. Mesmo as mulheres sendo 52,5% das eleitoras no Brasil, tem baixa representatividade nos cargos políticos. 

A campanha é uma iniciativa do Projeto Mulheres Negras e Democracia e uma realização da Casa da Mulher do Nordeste (CMN), Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE). Em parceria com a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Enegrecer a política e Meu Voto será Feminista. E o apoio do Fundo de Mujeres Del Sur, uma fundação que promove os direitos das Mulheres e pessoas LGBTQI+ na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Mulheres na Política

Segundo o Mapa Mulheres na Política 2019, um relatório da Organização das Nações Unidas e da União Interparlamentar, no ranking de representatividade feminina no Parlamento, o Brasil ocupa a posição 134 de 193 países pesquisados, com 15% de participação de mulheres. 

São 77 deputadas em um total de 513 cadeiras na Câmara, e somente 12 senadoras entre os 81 eleitos. Já no ranking de representatividade feminina no governo, o Brasil ocupa apenas a posição 149 em um total de 188 países. O atual governo tem somente 9% de representatividade feminina, com apenas duas mulheres entre os 22 ministros. A média mundial é de 20,7%.

Com as eleições anunciadas para 15 de novembro, os partidos já começam a dialogar sobre as candidaturas. "A campanha vem para estimular a sociedade a refletir sobre a necessidade de uma maior representatividade nos espaços de decisão de nosso país", disse Piedade Marques, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco. De acordo com dados do TRE-PE, Pernambuco tem 26 prefeitas, 260 vereadoras, 10 deputadas estaduais, 1 deputada federal e 1 vice-governadora. A participação feminina é tímida no resultado geral – foram eleitas 5% das quase seis mil que se candidataram aos diferentes cargos no Estado.

Eleições e poder econômico 

No último dia 30 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou em pauta a discussão e, posteriormente, a votação sobre a distribuição proporcional do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do tempo de propaganda eleitoral para candidatos negros. Importante discussão visto que na última eleição da Câmara dos Deputados, de acordo com dados do estudo da FGV Direito, as mulheres negras eram 12,9% das candidatas e receberam 6,7% do dinheiro dos partidos destinados à campanhas, enquanto que os homens brancos eram 43,1% dos candidatos e receberam 58,5% do dinheiro dos partidos destinados à campanhas. Se for aprovado, isso vai fazer com que os partidos sejam obrigados a distribuir de forma mais igualitária os seus recursos.

Edição: Vanessa Gonzaga