O desmatamento afeta regiões da Amazônia e do Cerrado
O Bem Viver desta quinta-feira (23) destaca um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre o avanço do desmatamento ilegal e sua relação com a ampliação do monocultivo e da pastagem no Brasil.
:: Número de queimadas dispara no Pantanal e é o maior já registrado ::
Você também vai conhecer a campanha “Bahia Solidária: do Sertão ao Litoral”. A iniciativa, fruto da parceria entre a Articulação do Semiárido na Bahia e o Comitê Popular Solidário da Bahia, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz, foi lançada nesta última quarta-feira (23).
A ideia é distribuir 12 mil cestas de alimentos para as famílias do campo e da cidade, que estejam passando por necessidades por causa da pandemia do novo coronavírus. Além de levar informações sobre a covid e qual a melhor maneira de se proteger da doença.
:: Famílias do MST preparam nova doação com 200 toneladas de alimentos no PR ::
Outro destaque do programa é a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prorroga até dezembro a proibição de interromper o serviço de energia elétrica de famílias de baixa renda. Inicialmente, a medida venceria no final de julho, mas agência anunciou o novo prazo nesta última terça-feira (22).
No entanto, casas que estejam fora da Tarifa Social podem ficar sem luz a partir de agosto, caso não paguem a conta de luz.
A edição também fala sobre educação e traz informações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
Sintonize
O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Edição: Michele Carvalho