Rio Grande do Sul

CORONAVÍRUS

Prefeito de Viamão morre de covid-19

Internado desde o dia 15 de julho, quando testou positivo, Russinho teve parada cardíaca nesta madrugada e não resistiu

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Viamão decretou luto oficial de três dias em memória de Valdir Jorge Elias (MDB) - Divulgação Prefeitura de Viamão

O prefeito em exercício da Viamão, Valdir Jorge Elias (MDB), o Russinho, morreu em decorrência de complicações da covid-19 na manhã desta quarta-feira (22), aos 66 anos. Ele estava internado desde o dia 15 de julho quando testou positivo para a doença. Teve parada cardíaca durante a madrugada e precisou ser entubado, mas não resistiu. Russinho foi a 45ª morte por covid-19 naquela cidade da região Metropolitana. Segundo os dados do governo estadual, Viamão registrava 481 casos confirmados da doença e apenas 93 foram recuperados.

Foi decretado luto oficial de três dias no município. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que em virtude da causa da morte não haveria velório. Russinho seria acompanhado apenas pelos seus familiares durante o sepultamento.

Em nota, os vereadores Guto Lopes, Adão Pretto Filho e Rodrigo Pox lamentaram a morte de Russinho. “Nesses momentos não há espaço para a disputa, pois nada é mais importante do que a vida. Russinho tinha uma vida dedicada em servir à população viamonense através de seus mandatos e de suas lutas. Queremos estender nossas condolências aos seus familiares e amigos. Nos sentimos profundamente arrasados, e nos solidarizamos com a dor de cada viamonense que perdeu familiares para o coronavírus. Desejamos a recuperação de todos que foram acometidos pelo vírus, e também, que este período de tantas tristezas termine o quanto antes.”

No final da manhã, a prefeitura lançou a seguinte nota oficial na página do Facebook:

NOTA DE FALECIMENTO

A Prefeitura de Viamão comunica, com extremo pesar, o falecimento do prefeito Valdir Jorge Elias, o Russinho, na manhã desta quarta-feira (22). Russinho faleceu em decorrência de complicações clínicas geradas pelo novo corona vírus.

O prefeito, de 66 anos, estava internado desde o dia 15 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Viamão. A prefeitura vai decretar luto oficial de 3 dias em memória do querido prefeito Russinho.

Valdir Jorge Elias, o Russinho, nasceu em Porto Alegre em 1954. Com 12 anos, em 1966, mudou-se com a família para a Vila Augusta. Deixou a esposa, seis filhos e quatro netos.

Prefeito e presidente da Câmara de Alvorada também apresentam sintomas

Na cidade vizinha de Alvorada, o prefeito José Arno Appolo do Amaral (PMDB), de 79 anos, foi afastado na tarde de ontem (21) com sintomas de covid-19. Amaral encontra-se em tratamento domiciliar. O presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Marinho (PT), de 34 anos, também apresenta sintomas e os resultados de ambos os testes deverão ser conhecidos nesta quinta-feira (23). Alvorada tem 981 casos confirmados e 34 mortes até a data de hoje.

Edição: Marcelo Ferreira