O avanço da pandemia no estado do Rio de Janeiro está estável e na capital fluminense a covid-19 está em desaceleração. A informação é baseada num modelo estatístico desenvolvido pelos pesquisadores Renato Vicente e Rodrigo Veiga da Universidade de São Paulo (USP) e divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo.
O estudo analisa a evolução dos casos em cada cidade, estado e país e tem como parâmetro um período de 30 dias. Segundo a reportagem, a análise está focada no período mais recente. Os números são atualizados diariamente, a cada atualização, o dia mais antigo da série de 30 dias sai do cálculo.
Os gráficos referentes a novos casos e mortes na cidade do Rio apontam uma queda gradual. Segundo o levantamento, a capital fluminense acumula, até o último domingo (19), 65.489 casos e 7.500 óbitos por covid-19.
Outros municípios também apresentaram desaceleração em casos de covid-19, foi o caso de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que concentra até o momento 3.699 caos e 382 óbitos e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, com 2.236 caos e 147 mortes.
Já a cidade de Niterói, na Região Metropolitana, que tem se destacado pelas medidas sanitárias adotadas desde o início da pandemia para conter o avanço da doença, está, segundo o estudo, em patamar estável, ou seja, número constante de novos casos, mas ainda em volume significativo. De acordo com a análise, o município possui, até hoje, 7.457 casos de covid-19 e 255 mortes ocasionadas pelo coronavírus.
Edição: Jaqueline Deister