65 anos

Cinemateca do MAM disponibiliza acervo e realiza mostras comemorativas online

A iniciativa é uma comemoração aos 65 anos do espaço, criado em 7 de julho de 1955

Belém (PA) | Brasil de Fato |
Exposição "O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi" foi realizada no MAM Rio de 18 de janeiro a 15 de março de 2020 e está disponível online - Divulgação

Profissionais do cinema e público em geral podem assistir gratuitamente a filmes do acervo da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro pela internet a partir desta sexta-feira (10).

A iniciativa é uma comemoração aos 65 anos do espaço, criado em 7 de julho de 1955. O canal virtual tem por objetivo expandir o espaço da sala de cinema, que está fechada ao público devido à pandemia do novo coronavírus.

:: No Dia do Cinema Brasileiro, a comemoração dá lugar à resistência ::

A primeira mostra segue disponível até o dia 6 de agosto. No total, são três longas e cinco curtas com momentos da história do MAM e seu papel na preservação e difusão da memória do cinema brasileiro.

A segunda mostra, que será voltada ao público infantil, começa na próxima segunda-feira (13) e segue em exibição até 13 de agosto. A Mostra Petrobras de filmes contará com 26 produções brasileiras voltadas para a primeira infância. 

:: Política de Bolsonaro para o cinema “é um crime", diz atriz portuguesa em Berlim ::

Os filmes foram organizados em três programas, que reúnem animações realizadas com diferentes técnicas e por pequenos filmes denominados Minutos Lumière, criados por crianças em um exercício audiovisual. Clique aqui e confira a programação completa.

Edição: Leandro Melito