NA CORDA BAMBA

Wilson Witzel é intimado a apresentar defesa em processo de impeachment na Alerj

Prazo de até 10 sessões para governador se defender na comissão que julga o impeachment começou a contar nesta terça (7)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Nesta quinta (26), Witzel provocou o governo federal a dar respostas conjuntas para a crise do coronavírus no país - Tânia Rego/ Agência Brasil

O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta terça-feira (7) a intimação para que o governador Wilson Witzel (PSC) apresente, no prazo de até 10 sessões, sua defesa à Comissão Especial que julga a denúncia de impeachment por crime de responsabilidade na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Continua após publicidade

A decisão dos 23 deputados que participaram da reunião de retomar o prazo representa uma reviravolta na vitória que Witzel havia obtido no último dia 24, quando os parlamentares suspenderam o prazo a pedido dos advogados do governador. A defesa alegava que a Comissão não havia definido de forma clara as etapas do processo.

No último dia 30, a defesa de Witzel também comemorou a resposta negativa do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para fornecer à Alerj cópias da investigação em curso "por considerar prematuro o compartilhamento de provas num momento em que elementos de convicção ainda estão sob análise da Polícia Federal e há diligências pendentes", escreveu o relator, ministro Benedito Gonçalves, do STJ.

Na ocasião, os deputados afirmaram que a decisão do STJ não atrapalha o andamento da comissão processante do impeachment, já que diversas provas já estavam sob poder da Alerj e outros órgãos, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e a própria Secretaria Estadual de Saúde (SES), que é o foco das denúncias contra Witzel.

Leia também: Sem investir o mínimo em saúde e educação, Witzel tem contas de 2019 rejeitadas pelo TCE

Entenda o processo

A Alerj aprovou a abertura de processo de impeachment no dia 10 de junho, a partir de denúncias que apontam crime de responsabilidade do governador por fraude e desvios na compra de equipamentos para combate à pandemia da covid-19. O pedido de impeachment é de autoria do deputado Luiz Paulo (PSDB).

Caso a maioria absoluta dos deputados (36 votos) decida pela aceitação da denúncia, o governador é afastado e é formada uma Comissão Mista que decide sobre a perda de mandato, composta por cinco parlamentares eleitos pela Alerj e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ). Essa etapa final é conduzida pelo presidente do TJ.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Rodrigo Chagas e Eduardo Miranda