Recorde de covid-19

Sem máscaras, Bolsonaro, filho e ministros comemoram independência dos EUA

Reunião ocorre após veto para obrigatoriedade do uso de máscaras em diversos lugares

São Paulo |
Apesar do recorde de casos nos EUA e no Brasil, grupo se reuniu em Brasília para celebração sem uso de máscara de proteção - Reprodução

Sem uso de máscaras, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), se reuniu nesta sexta-feira (4), em Brasília, com ministros do governo, um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e o embaixador norte-americano, Todd Chapmann, em almoço de comemoração do dia da Independência dos Estados Unidos.

Estavam presentes os ministros da Casa Civil, Braga Netto; das Relações Interacionais, Ernesto Araújo; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos e da Defesa, Fernando Azevedo. 

A reunião ocorreu um dia após passar a vigorar a Lei 14.019, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados durante a pandemia do novo coronavírus.

Ao sancionar a lei na madrugada desta sexta-feira (3), Bolsonaro vetou o a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas. 

Pandemia e protestos

Nos Estados Unidos, cidadãos celebraram neste sábado (4) a independência do país, marcada pelo recorde mundial de casos de covid-19. 

Em discurso realizado no Monte Rushmore neste sábado, o presidente Donald Trump acusou manifestações antirrascistas de tentarem “apagar a história” dos Estados Unidos – diversos protestos têm sido realizados no país e ao redor do mundo desde o fim de maio por conta do assassinato de George Floyd, homem negro de 46 anos que foi asfixiado até a morte pelo policial Derek Chauvin, Minnesota, nos Estados Unidos. 

Edição: Leandro Melito