Rio de Janeiro

Números

Estado do Rio ultrapassa 100 mil casos e capital chega a 6 mil óbitos por covid-19

Estado do Rio ocupa o segundo lugar do painel do coronavírus do Ministério da Saúde, ficando atrás de São Paulo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Isolamento social caiu no Rio de Janeiro; especialistas alertam para risco de aumento no contágio de covid-19 - Tomaz Silva/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro atingiu o patamar de 6 mil óbitos causados pela covid-19 na última terça-feira (23). Os dados da Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro apontam ainda que o estado do Rio chegou a 100.869 casos confirmados de coronavírus e acumula 9.153 mortes.

Segundo a secretaria, 1.141 mortes seguem em investigação e 293 foram descartadas. O estado do Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar do painel do coronavírus do Ministério da Saúde, ficando atrás do estado de São Paulo que já ultrapassou 1 milhão de casos e 52 mil mortes pela covid-19. 

A capital do Rio, que responde por 65,5% dos óbitos em todo o estado, está em processo de flexibilização das medidas de isolamento social desde o início de junho. No último final de semana, as praias da cidade ficaram cheias e a população não respeitou o distanciamento social e a proibição de permanecer na areia. 

::Uerj apresenta estudo contrário ao relaxamento do distanciamento social no RJ::

Com o aumento da movimentação de pessoas há a tendência do crescimento de casos de covid-19. É o que aponta o estudo do Covidímetro, criado pelo Grupo Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e baseado nos dados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio. De acordo com o relatório, o risco de contágio, alerta para o crescimento do perigo de disseminação da doença na capital fluminense, subiu de risco moderado de 1,03 (amarelo) para risco alto de 1,39 (laranja) no últimos dias.   

Edição: Jaqueline Deister