sintonize

Toque de recolher para evitar aglomerações? Programa Bem Viver discute caso no Paraná

Em Ponta Grossa toque de recolher irá funcionar de sexta-feira a domingo a partir das 23h

Ouça o áudio:

Ponta Grossa (PR) teve mais de mil denúncia de festas no período de cinco dias; na foto: limpeza no terminal de ônibus de Curitiba (PR) - Foto: Luiz Costa /SMCS.
Em Ponta Grossa toque de recolher irá funcionar de sexta-feira a domingo a partir das 23h

O que você pensaria se em sua cidade fosse decretado toque de recolher para evitar aglomerações durante o período de isolamento social? O programa Bem Viver desta quinta-feira (17) conta o que aconteceu em Ponta Grossa (PR). Segundo a prefeitura, foram mais de mil denúncias de festas em um período de cinco dias. Por conta disso, de sexta-feira ao domingo as pessoas serão obrigadas a estar em casa no período noturno e da madrugada. Entenda melhor essa história no programa. 

:: Saúde mental: como se adaptar à nova realidade de distanciamento físico? ::

O Bem Viver de hoje traz uma perguntar importante: você está bebendo muito durante a pandemia? Esta é uma preocupação séria, que vem afetando muitas pessoas por todo o mundo. O alcoolismo é uma doença reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que precisa de muita atenção, e em tempos de pandemia ela vem ganhando novas proporções. No programa de hoje o Bem Viver explica quais são os principais problemas de se deixar levar pelo álcool. 

:: Ansiedade, abuso de álcool, suicídios: pandemia agrava crise global de saúde mental ::

A nossa repórter Marina Duarte de Sousa traz esclarecimentos sobre como fica a guarda compartilhada em tempos de pandemia. O advogado Eduardo Corrêa, vice-presidente do IBDFM (Instituto Brasileiro de Direito de Família do Maranhão) e também integrante da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) explica em detalhes essa situação.

Outro destaque do programa são as relações trabalhistas durante a pandemia, em especial os entregadores por meio de aplicativos. Este é um serviço que aumentou muito durante a quarentena, mas as condições para que estes profissionais trabalhem com segurança não. O repórter Igor Carvalho preparou uma reportagem especial sobre o assunto.

:: No Paraná, assentamento do MST doa uma tonelada de alimentos a famílias urbanas ::

E é claro que não poderia faltas agroecologia no Bem Viver. O podcast Proseando conta sobre a importância do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e qual é a sua situação nesse momento. 

:: Ponto a ponto: conheça o plano de Reforma Agrária Popular defendido pelo MST ::


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize 

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Lucas Weber