Bem Viver

Projeto que garante a produção de agricultores familiares é tema do Bem Viver

PL garante a produção e sobrevivência de famílias camponesas em meio a pandemia

Ouça o áudio:

O Projeto de Lei pode ser votado em caráter emergencial ainda essa semana e vai beneficiar agricultores familiares, pescadores e quilombolas. - Foto: Gustavo Marinho/ MST
PL garante a produção e sobrevivência de famílias camponesas em meio a pandemia

A Câmara pode votar ainda essa semana um pacote de medidas emergenciais que beneficiam os pequenos agricultores e agricultores familiares. O projeto de lei 886/2020 prevê concessão de crédito para assentados, renegociação de dívidas rurais, compras de itens de 70 mil famílias de agricultores e a garantia de abastecimentos de água e luz, com a suspensão de programas. A aprovação da proposta depende de grande mobilização popular para passar no Congresso. O Bem Viver conversou com o relator do PL, deputado Zé Silva (Solidariedade- MG) para saber mais sobre as medidas e a tramitação.

E o isolamento social tem afetado os relacionamentos das famílias e outros núcleos como amigos que estão convivendo intensamente durante a pandemia. A repórter Cristiane Sampaio conversou com o psicanalista Lúcio Costa sobre os desafios da quarentena e como lidar com possíveis conflitos na convivência diária. Tentar encontrar espaço para a individualidade em equilíbrio com momentos especiais com o parceiro ou parceira ou com os filhos é apontado pelo especialista como algumas medidas para melhorar as relações e laços afetivos.

Em Curitiba, no Paraná, mais de 700 famílias foram beneficiadas com doações feitas pelo Sindicato dos Petroleiros de Curitiba e o MST. Foram 520 botijões de gás e 15 toneladas de alimentos entregues nessa semana. A ação faz parte de um movimento de solidariedade encampado pelo MST e outros movimentos populares desde o início da pandemia.

O Bem Viver transmite a Rádio Novela sobre amamentação, da Rádio Nacional, que traz como personagens um casal que se tornou pais de primeiras viagens e encontram dificuldades para amamentar o filho, além de lidar com as opiniões alheias e boatos sobre o assunto.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Camila Salmazio