CORONAVÍRUS

Número de contaminados pela covid-19 cai pela 3ª semana seguida em Pernambuco

Mesmo com queda, número de óbitos continua elevado. Números refletem isolamento social praticado há duas semanas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O secretário estadual de Saúde André Longo se mostrou confiante na continuidade da redução de casos e prometeu ampliar testagem - SES PE

O estado de Pernambuco fechou sua 13ª semana de pandemia apresentando mais uma queda na média de contágios diários. Foram 773 casos a menos do que na primeira semana de junho (queda de 13,3%). Como programado desde o dia 1º de junho, nesta segunda-feira (15) teve início a terceira fase de retomada de algumas atividades econômicas no estado.

::Sob pressão empresarial, Pernambuco acelera reabertura e pesquisador vê risco de novo pico:: 

::Brasil tem quase 44 mil mortes por covid-19; governo amplia o uso de cloroquina::

Na segunda semana de junho, entre os dias 8 e 14, foram diagnosticados 5.019 novos casos em Pernambuco, índice próximo ao que o estado teve no início do mês de maio. Os números, apesar de elevados, representam a terceira semana seguida de queda na curva de novos contágios – que, segundo o governo do Estado, teve seu pico entre 18 e 24 de maio, com 8.307 novos registros.

Mesmo com a queda, a semana passada foi também a 5ª pior semana de contágios. O número de 550 novas mortes por covid-19 no mesmo período representou um crescimento de 52 casos (9,4%) em relação à semana anterior. Esta foi a terceira pior semana em número de mortes por covid-19 em Pernambuco.


Pernambuco vem apresentando mais uma queda na média de contágios diários / Brasil de Fato PE

Até domingo (14) o estado detectou um total de 45.261 casos da covid-19, dos quais 3.855 (8,5%) resultaram em morte e 28.770 (63,6%) já estão recuperados. 12.636 (27,9%) pacientes seguem internados ou em observação.

Os gráficos do Brasil de Fato Pernambuco são atualizados semanalmente, fechando a semana a cada domingo e levando em consideração o período a partir de 16 de março, a primeira segunda-feira após início do isolamento social. Os primeiros casos em Pernambuco foram diagnosticados quatro dias antes, na quinta-feira (12 de março).


Os índices da semana 8-14 de junho refletem a última semana da quarentena rígida no estado / Brasil de Fato PE

De acordo com pesquisadores, os números de cada semana são influenciados pelo comportamento da sociedade duas semanas antes, visto que o ciclo do vírus é de em média 14 dias. Neste caso, os índices da semana passada refletem ainda a última semana da quarentena rígida no estado (25-31 de maio). Já a semana que se inicia nesta segunda – 14 dias após o início da reabertura – deve começar a refletir o impacto da retomada das atividades econômicas.

Nesta segunda-feira (15) Pernambuco confirmou mais 31 mortes por covid-19 e 246 casos. O estado totaliza 45.507 diagnósticos positivos, sendo 17.246 (37,9%) casos graves e 28.261 (62,1%) casos leves. O número total indica que apenas 0,5% da população do estado (estimada pelo IBGE em 9 milhões 557 mil) foi infectada pela covid-19. Mas como os testes têm sido feitos apenas com quem vai ao hospital, é preciso considerar que há uma  subnotificação.

::Por causa do coronavírus, festa junina do Recife terá programação online e volante:: 

Os pesquisadores estimam que o número real de contágios no Brasil seja entre sete vezes (Universidade Federal de Pelotas) e dez vezes (Abin) o número diagnosticado até agora. Se essa média for aplicada a Pernambuco, teríamos entre 3% e 5% da população que já tiveram contato com o vírus

Mesmo com um percentual tão baixo, o estado já contabiliza 3.886 mortes (que corresponde a 8,5% dos casos confirmados). Outros 28.894 (63,5%) já estão recuperados e possuem o chamado IgG positivo, estando muito provavelmente imunes à doença (apenas 0,3% da população pernambucana). Outros 12.636 seguem infectados (IgM positivo, ainda sem anticorpos), estando internados ou em observação.

Após chegar a um pico de mais de 100 pessoas na fila de espera para unidades de tratamento intensivo (UTI), na última semana o estado conseguiu zerar a fila e nesta segunda a Secretaria de Saúde anunciou que a taxa de ocupação é de 86% nos quase 700 leitos de UTI no estado.

Ampliação dos testes

Em entrevista coletiva na noite de segunda-feira (15) o secretário estadual de Saúde, André Longo, se mostrou confiante na continuidade da redução de casos e disse que os 120 mil testes adquiridos pelo estado na última semana servirão para ampliar o público da testagem para além dos casos hospitalizados e funcionários da saúde.

“A partir da próxima segunda-feira (22), começaremos a testar funcionários de supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, bancos, imprensa, clínicas médicas e veterinárias, da assistência social e que atuam com a população em vulnerabilidade, além de pacientes com cirurgias eletivas e oncológicas agendadas”, disse Longo.

Os testes não são para todos que compõem esses grupos, mas apenas para pessoas com sintomas gripais, ainda que leves, o que ele acredita que pode chegar a 100 mil pessoas. Entre os testes adquiridos, 24 mil foram doados pelo grupo empresarial Unilever.

::Após a flexibilização da quarentena, ônibus circulam superlotados no Recife:: 

É esperado ainda que, até o início de julho, chegue a Pernambuco um equipamento comprado pela secretaria e que poderá realizar mais de 5 mil testes por dia, quadruplicando a capacidade de testagem atual do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), que faz pouco mais de 10 mil testes por semana. Segundo o secretário de saúde, tão logo chegue a máquina, os atuais equipamentos do Lacen serão distribuídos pelas macrorregiões do estado, acelerando o processo de diagnósticos no interior.

“Esperamos ter uma rede muito mais estruturada para enfrentarmos uma segunda onda de contaminação, como vários estudos apontam como possível de acontecer”, disse. Longo também afirmou, em tom de crítica, ter observado um número elevado de pessoas em vias públicas sem usar máscara ou usando-a de forma inadequada, expondo-se ao risco e desrespeitando o decreto estadual.

Terceira fase

Seguindo o calendário de reabertura da economia anunciado no dia 1º de junho, também nesta segunda teve início a 3ª fase da retomada “à nova normalidade”. Voltaram a funcionar o comércio varejista de rua, tanto nos bairros como no centro (mas apenas estabelecimentos pequenos, de até 200 metros quadrados); assim como salões de beleza e estética; o comércio de vendas, alugueis e vistoria de veículos (com apenas 50% dos funcionários, por enquanto).

::Com casos em 182 dos 184 municípios, Pernambuco vive interiorização da covid-19::

Também retornaram os treinos de futebol profissional. Mas 85 municípios do interior ainda não entraram nesta terceira fase, já que apresentam tendência de crescimento no número de casos. Nestas localidades, o comércio de rua e salões de beleza seguem fechados.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga e Raquel Júnia