auxílio emergencial

Deputados da PB votam nesta quarta (27) pedido de assistência social para artistas

Tramitam na Assembleia Legislativa dois projetos de lei que criam um auxílio emergencial para trabalhadores da cultura

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Como Nasce um Cabra da Peste, peça do grupo paraibano Agitada Gang - Jonnes David

A Assembleia Legislativa da Paraíba votará, nesta quarta-feira (27), a partir das 10h, um requerimento da deputada estadual Estela Bezerra (PSB) que destina R$ 300 mil do programa do Poder Legislativo de enfrentamento ao coronavírus no estado, para a assistência social de artistas e profissionais da cultura paraibana.

De acordo com a proposta, em contrapartida, os artistas deverão produzir conteúdo audiovisual para as atividades remotas promovidas pela Secretaria Estadual de Educação, por meio de um edital da FUNESC, e para a programação da TV Assembleia.

:: Câmara aprova lei "Aldir Blanc" para socorrer trabalhadores da cultura ::

Na justificativa, a deputada Estela Bezerra ressalta que, “diante da pandemia do Novo Coronavírus, artistas e produtores culturais estão no grupo de trabalhadores mais atingidos, pois foram os primeiros a parar e provavelmente serão os últimos a voltar às atividades de forma regular. Apesar de ocuparem um grande contingente de trabalhos formais e informais em nosso estado, esses trabalhadores sofrem historicamente com os baixos rendimentos e com a precarização de suas atividades”.

Estão tramitando na Assembleia Legislativa os projetos de lei (PLs) nº 1756/20, de autoria do deputado Jeová Campos (PSB); e o 1759/20, da deputada Estela Bezerra (PSB). Ambos vão ao encontro do setor cultural. A votação, que seria nesta terça-feira (26) na Comissão de Constituição e Justiça, foi adiada para a próxima terça-feira (2).

Lei Aldir Blanc

Nesta terça-feira (26), a Câmara dos Deputados aprovou a Lei de Emergência Cultural, a Lei Aldir Blanc, para socorrer trabalhadores do setor durante a pandemia de coronavírus. O texto segue para análise do Senado. De autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e de vários outros autores, a medida destina R$ 3 bilhões ao setor.

O dinheiro está parado no Fundo Nacional da Cultura (FNC), ou seja, não será retirado de outras áreas essenciais, como saúde e educação. A aplicação dos recursos fica a cargo dos estados e municípios.

A medida foi batizada pela sua relatora, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), como a “Lei Aldir Blanc”, em homenagem ao compositor morto em 4 de maio em decorrência da covid-19.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) o projeto de lei de Emergência Cultural, batizada de Lei Aldir Blanc, em homenagem compositor e cronista morto por covid-19 em 4 de maio,

 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Cida Alves e Vivian Fernandes