Povos Originários

Confirmada a primeira morte indígena por coronavírus no Ceará

Daniela Teodózio Tabajara era agente de saúde indígena e liderança do povo Tabajara, da aldeia Grota Verde, em Tamboril

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o Ceará conta 31 casos suspeitos e 15 casos confirmados. - Arquivo Pessoal

Nesse domingo (10), o estado do Ceará confirmou a primeira morte de um indígena por complicações causadas pelo coronavírus. A vítima foi a agente de saúde indígena, Daniela Teodózio Tabajara, de 30 anos, liderança do povo Tabajara, da aldeia Grota Verde, no município de Tamboril, a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza. 

::Os povos originários da América Latina na era da covid-19::

A indígena Tabajara foi levada de ambulância de Tamboril para o hospital na cidade de Monsenhor Tabosa, na manhã do domingo. Com agravamento do quadro, foi preciso transferi-la com urgência para uma hospital de maior complexidade, em Sobral.

A transferência, porém, não chegou a ser concluída. No caminho para Sobral, a ambulância transportava Daniela deslizou e caiu em uma ribanceira. O acidente não feriu ninguém que estava no veículo, inclusive a paciente.

::Os desafios da quarentena para quilombolas, indígenas e ribeirinhos no norte do Pará::

Mas por conta do ocorrido, Daniela precisou retornar para o hospital no município de Monsenhor Taboa, onde acabou falecendo por decorrência das complicações pelo coronavírus.

De acordo com informações do IntegraSUS, Tamboril registrou cinco casos confirmados e onze casos em investigação. Já a cidade de Monsenhor Tabosa, tem nove casos confirmadas e outros cinco em investigação.

Em relação aos dados exclusivos dos povos indígenas, o último boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, do dia 9 de maio, o Ceará conta 31 casos suspeitos e 15 casos confirmados.

::STF suspende processos de reintegração de posse em áreas indígenas durante a pandemia::

 

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena