serviço

Começa terceira fase da campanha de vacinação contra gripe nesta segunda (11)

Até dia 17 prioridade é para pessoas com deficiência; crianças de 6 meses até 6 anos; gestantes; e mães no pós-parto

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Segunda etapa atingiu apenas 36% do público-alvo dos 90% esperados pelo Ministério da Saúde. Povos indígenas era uma das prioridades desta fase; na foto: Manaus (AM) - Foto: Alex Pazuello

A terceira etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe iniciou nesta segunda-feira (11). O Ministério da Saúde informou que esta fase será dividida em dois momentos: do dia 11 ao dia 17, o foco é atender pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; e mães no pós-parto até 45 dias. Na segunda etapa, do dia 18 de maio até 5 de junho, serão incluídos professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.

:: Acesso a leitos de UTI tem que ser por fila única, defende Humberto Costa ::

Iniciada em 23 de março, a primeira fase da campanha atingiu mais de 90% dos idosos, cerca de 19 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde. Profissionais de saúde também faziam parte do grupo de atenção no primeiro momento de vacinação.


Equipe do Ministério da Saúde realizando vacinação em idosos indígenas em Manaus (AM) / Foto: Alex Pazuello

No entanto, a segunda fase não teve o mesmo sucesso. Segundo balanço divulgado pela pasta, apenas 36% do público alvo foi vacinado, cerca de 5,6 milhões de pessoas. Isso significa que aproximadamente 10 milhões do público-alvo ficaram sem a vacina.

:: Pernambuco passa a ofertar a adolescentes vacina para quatro tipos de meningite ::

O objetivo da segunda etapa era atender principalmente povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento. Outras categorias dessa fase eram pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Importância da campanha

A vacina contra gripe não tem eficácia contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos, e ainda vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

:: Artigo | Fortalecer o SUS: uma tarefa nacional ::

 A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: H1N1, H3N2 e Influenza B. O Ministério da Saúde já enviou 34 milhões de doses para os estados. No total serão disponibilizadas 75 milhões de doses para imunizar a população, ao custo de R$1 bilhão de reais.

 

Edição: Lucas Weber