Ceará

Quarentena

Medidas mais rígidas do isolamento social começaram a ser implantadas em Fortaleza

O governador Camilo Santana informou que as novas medidas foram tomadas após uma série de estudos, pesquisas e projeções

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Medidas foram anunciadas pelo governador Camilo Santana (esq.) e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (dir.) - Foto: Divulgação / PMF

A partir de hoje (08), o isolamento social em Fortaleza será mais rígido de acordo com anuncio feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). O novo decreto deve seguir até o dia 20 de maio.

Camilo Santana informou que as novas medidas foram tomadas após uma série de estudos, pesquisas e projeções que, de acordo com ele, mostram números que comprovam que o nível de isolamento social houve uma redução e que isso refletiu no aumento de casos e óbitos por coronavírus no Ceará, principalmente em Fortaleza.

Com maior rigidez do novo decreto, Camilo Santana afirmou que em Fortaleza haverá restrição na circulação de pessoas e veículos em espaços públicos, como praias, praças, calçadões e parques. Esses casos só serão permitidos com justificativa como, por exemplo, a busca por serviços essenciais. Outra mudança com o decreto é o controle nas entradas e saídas de Fortaleza, com a fiscalização de órgãos estaduais e municipais.

Keny Colares, doutor, infectologista do Hospital São José, professor e pesquisador do grupo de virologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), explica que está muito preocupado observando as repercussões de como andam os atendimentos na rede pública e na rede privada. A situação, segundo ele, mostra que estamos nos aproximando de uma situação de saturação. Ele informa que a gente pode chegar numa situação grave. “O que parece é que todo dia estamos mais perto dessa realidade”.

De acordo com ele, todos os cuidados estão sendo tomados para melhor adesão ao isolamento social como a tentativa de ampliar a rede, tentativa de conscientizar a população pra seguir o isolamento social, propagandas, estímulos pra população utilizar máscaras, ênfase no distanciamento social. As ações tem o objetivo de fazer com que todos sigam corretamente a quarentena.

Confira algumas das medidas do decreto em Fortaleza

– Ficam vedadas a circulação de pessoas em locais ou espaços públicos, tais
como praias, praças, calçadões, salvo quando em deslocamentos imprescindíveis para acessar as atividades essenciais;

– Controle de entrada e saída de Fortaleza com municípios limites;

– As pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela
Covid-19 deverão permanecer em confinamento obrigatório em domicílio, em
unidade hospitalar ou em outro lugar determinado pelas autoridades de saúde;

– Disponibilização de álcool 70% a clientes e funcionários; preferencialmente
em gel;

– Motoristas do transporte público ou privado não devem permitir a entrada de
pessoas sem o uso de máscaras

Edição: Monyse Ravena