Para evitar um possível colapso na rede de saúde da Paraíba, o secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, informou, na noite desta quinta-feira (7), que o governo avalia a adoção de "lockdown", ou seja, a proibição de circulação de pessoas na cidade. A possibilidade de endurecimento da medida se deve ao baixo índice de isolamento social necessário ao combate da pandemia de covid-19, principalmente na região metropolitana de João Pessoa. A ação será avaliada neste fim de semana pelo governo estadual e a decisão deverá ser divulgada na segunda-feira (11).
“Na eventualidade de, neste fim de semana, as pessoas continuarem sem aderir na grande João Pessoa ao isolamento domiciliar, com certeza na segunda-feira (11) vocês devem ter mais novidades de restrição social e é isso que vai ser adotado se não houver uma modificação de percentual de isolamento”, disse Geraldo sobre a medida de restrição extrema. A maioria dos casos de coronavírus, na Paraíba, se concentram em João Pessoa, que possui 982 casos confirmados.
:: Cidade na Paraíba fecha comércio após pressão da população e recomendação do MP ::
Balanço
O estado da Paraíba registrou mais dez mortes por coronavírus nesta quinta-feira (7), conforme o último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado da Paraíba. O aumento de 192 novos casos confirmados da Covid-19 nas últimas 24 horas, chama a atenção para o aumento da doença no estado. São 111 óbitos até o momento.
:: Cidade da Paraíba anuncia lockdown para conter avanço do coronavírus ::
João Pessoa continua em primeiro lugar em número de casos, com 982 infecções; Santa Rita tem 162 casos; Campina Grande, 89 casos; Cabedelo, 75 casos, Bayeux, 59 casos e Guarabira, agora com 52 casos confirmados, totalizando 1849 pessoas com a doença.
Dos leitos de UTI ativados na Região Metropolitana de João Pessoa, 78% estão ocupados.
Fonte: BdF Paraíba
Edição: Heloisa de Sousa e Camila Maciel