Campo

Movimentos defendem políticas para agricultura familiar em Goiás durante pandemia

Sugestões foram feitas a Antônio Carlos de Souza Lima Neto, secretário do governo de Ronaldo Caiado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Por um lado, agricultura familiar. Por outro, auxílio às famílias em situação social vulnerável - Tomaz Silva/Agência Brasil

Movimentos do campo de Goiás apresentaram ao governo estadual, nesta segunda-feira (27), propostas de políticas públicas que garantam, por um lado, a produção da agricultura familiar, e por outro, a distribuição de alimentos para família em situação de vulnerabilidade social, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus

“Diante do aumento do desemprego e da fome, é fundamental que o Estado estimule a agricultura familiar e camponesa e garanta a compra e distribuição desses alimentos para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade”, defendem os movimentos do campo, como  Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e Movimento Camponês Popular(MCP).

:: Sem apoio, agricultores perdem produtos enquanto populações vulneráveis passam fome ::

As medidas, que foram apresentadas a Antônio Carlos de Souza Lima Neto, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM), estão baseadas em seis pilares.

Os primeiros são a criação do Programa de Aquisição de Alimentos de Goiás, o fortalecimento da política de crédito para a agricultura familiar e a criação de um Programa Estadual de Fortalecimento da Produção de Alimentos.

:: População só terá acesso a alimentos de péssima qualidade durante pandemia ::

Os movimentos também pedem que haja a regulamentação da Política Estadual de Compra Institucional de alimentos da agricultura familiar por escolas, hospitais e outros equipamentos públicos. Outra medida importante para o movimento é a suspensão por dois anos de todos os despejos, “garantindo segurança para que as famílias invistam na produção de alimentos”. Por fim, pedem a adaptação da legislação sanitária à realidade da agricultura familiar.

:: Medidas emergenciais anunciadas pelo governo à agricultura familiar não saem do papel ::

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito