Encontro virtual

Acampamento Terra Livre abre série de eventos online sobre a luta dos povos indígenas

Serão transmitidos encontros, reuniões, pajelança, cantos, danças tradicionais, mostra de filmes e debates

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Série de eventos online segue até a quarta-feira (30) - Reprodução/Apib

Começou nesta segunda-feira (27) a 16ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), evento organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) que busca fortalecer a luta e a resistência dos povos indígenas de todo o país. A programação completa está no site da articulação.

Continua após publicidade

Em razão da pandemia do novo coronavírus, os eventos deste ano serão transmitidos virtualmente, até a quinta-feira (30), pela página no Facebook da Apib.

Estão agendados encontros, reuniões, lives, pajelança, cantos, danças tradicionais, mostra de filmes indígenas, debates entre mulheres de diferentes etnias, além de mesas de debate entre especialistas.

Segundo a Apib, o foco do evento deste ano é denunciar a real possibilidade de um novo genocídio com a chegada da covid-19 e o descaso do governo Bolsonaro, o crescimento de invasões nos territórios indígenas e o aumento de assassinatos e criminalização de lideranças,

Nos painéis de discussões, alguns temas de destaque são Saúde indígena e o racismo institucional, Os povos indígenas em tempos de coronavírus, Agenda LGBTQ + Indígenas, Enfrentamento às mudanças climáticas, aumento do desmatamento e o impacto no pós-pandemia, Direitos Indígenas, violações e autoritarismos, Os processos migratórios dos povos indígenas no Acre e a covid-19 e Histórias sobre as primeiras retomadas no Sul do Brasil.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação. 

 

Edição: Leandro Melito