SAÚDE

Covid-19: Recife registra primeira morte no Nordeste

Vítima tinha 85 anos e morava no Recife; Governo do estado também confirmou mais quatro casos de covid-19

Brasil de Fato | Recife |
Estão sendo adquiridos 50 mil testes de detecção do coronavírus para o estado - SES PE

Na noite desta quarta-feira (25), foi confirmada  a primeira morte causada por coronavírus em Recife (PE). O caso é o primeiro óbito provocado pela doença na região Nordeste. O paciente, que residia no Recife, foi hospitalizado na última sexta, teve complicações pelo histórico de comorbidades como diabetes e hipertensão e faleceu na manhã da quarta (24).

A Secretaria de Saúde de Pernambuco atualizou o número de casos de coronavírus no estado. Até agora, são 46 casos confirmados nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Caruaru e Petrolina.

::Pronunciamento isola Bolsonaro e insatisfação com presidente aumenta entre políticos::

O número de casos de cura aumentou para cinco. Do total de pacientes diagnosticados, 10 estão hospitalizados, 30 cumprem isolamento domiciliar e 5 casos de cura tiveram alta hospitalar.

O secretário de Saúde André Longo reforçou a importância de manter o isolamento, tanto para evitar mais casos de contágio, quanto para proteger pacientes de risco, como os idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma e bronquite.

::Doria acusa Bolsonaro de tentar confiscar respiradores comprados para tratar covid-19::

“Este óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do governo do Estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas", ressaltou. 

Reforços

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou nesta quarta-feira (25) a nomeação de 1.982 profissionais concursados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para atuarem no enfrentamento ao coronavírus. São 430 médicos, 319 profissionais de diversas categorias de nível superior e 1.233 de nível médio.

Até esse sábado (28), profissionais de saúde podem se inscrever no edital da Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), que contratará temporariamente com 670 profissionais de nível superior e médio para atuação no Complexo Hospitalar da instituição.


::Coronavírus: Boa Vista tem fiscalização de rua e convocação de profissionais de saúde::

Até sexta-feira (27) ainda é possível se inscrever no edital da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que contratará temporariamente 2.077 profissionais de saúde de diversas categorias para atuar em Recife, Caruaru, Garanhuns e Salgueiro. 

Testagem 

Um dos desafios é o de aumentar o número de testes em pacientes que chegam ao sistema de saúde com sintomas relacionados ao coronavírus. Até então o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), referência estadual para esse tipo de testagem, havia recebido apenas 1200 testes do Ministério de Saúde, mas estão sendo adquiridos 50 mil testes de detecção através da técnica RT-PCR, indicada para pacientes no início dos sintomas, com até 7 dias, e que analisa a presença do vírus ou parte dele na amostra coletada.

::Covid-19: "Estamos com medo de ser dizimados", diz Tupinambá Nice Gonçalves::

Além disso, mais 30 mil testes estão sendo contratualizados em parceria com o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco. A previsão é que o laboratório inicie os trabalhos neste final de semana.

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Leandro Melito e Monyse Ravena