Ceará

CORONAVÍRUS

Em resposta aos trabalhadores da Cultura, Ceará lança Edital “Cultura dentro de Casa”

Contudo, ainda não há previsão de início da programação cultural e os valores do edital ainda não foram divulgados

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A programação cultural será disponibilizada através das redes sociais e sites do governo. - Celso Aquino

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou via transmissão ao vivo pela internet neste domingo, 22 de março, a abertura do Edital "Cultura dentro de casa". A chamada pública que deve ser lançada, hoje, 23 de março, foi uma demanda apresentada por trabalhadores da cultura ao poder público através de uma carta de reivindicações lançada dia 19 de março.

De acordo com o governador, "nós temos vários artistas cearenses que vivem de fazer apresentações em restaurantes, em bares, em teatros, em cinema, e isso está tudo fechado."  A expectativa é que a exemplo de espetáculos de música, apresentações de teatro e shows humorísticos de artistas cearenses possam estar na programação, e tendo todo conteúdo disponibilizado através das redes sociais e em sites do governo estadual.

Ainda segundo Camilo Santana, o edital deve cumprir dois objetivos "o primeiro é criar uma programação para a população que está em casa, então vai poder acompanhar a programação de artistas cearenses e a segunda é ter uma remuneração para esse artista durante esse período, para que eles possam ter alguma renda. É uma inovação, é a cultura dentro de casa através das redes digitais." Ainda não há previsão de início da programação cultural e os valores do edital ainda não foram divulgados.

Covid-19 no Ceará

Na última atualização da Secretaria de Saúde estadual, dia 22 de março, o Ceará contabiliza 125 casos confirmados do coronavírus, sendo 116 em Fortaleza, cinco em Aquiraz, Fortim, Juazeiro do Norte e Sobral contabilizam um caso cada. Não há óbito confirmado decorrente do novo coronavírus no estado do Ceará.

O governo do Ceará determinou o fechamento da indústria e comércio, com exceção de farmácias, supermercados e estabelecimentos que prestem serviço de saúde e indústrias de bens de consumo e insumos para a população, suspendeu os serviços do metrô e VLT de Fortaleza, Sobral e Cariri, decretou ponto facultativo para os servidores estaduais até o dia 27 de março e pediu para que pessoas só saiam de casa em casos de extrema necessidades.

Edição: Monyse Ravena