Brasil confirma primeira morte por coronavírus, e doença avança no país
A pandemia do novo coronavírus é principal destaque da edição desta quarta-feira (18) do programa Bem Viver. Nesta terça-feira (17), o Brasil confirmou a primeira morte em decorrência do Covid-19. A vítima, que faleceu em um hospital da rede privada de São Paulo, é um homem de 62 anos. Ele tinha diabetes e doença cardíaca.
Diante do avanço dos casos no Brasil, que chegou a 291 confirmações, conforme balanço divulgado na tarde de terça-feira pelo Ministério da Saúde, a preocupação com a doença tem aumentado no país. As dúvidas sobre o assunto também são frequentes.
Uma delas é sobre procurar ou não uma unidade de saúde após a manifestação de sintomas associados ao novo coronavírus. Nesta edição, o médico infectologista Francisco Ivanildo de Oliveira Junior traz orientações sobre os sinais aos quais o paciente com suspeita da doença deve ficar atento.
Nesta edição, você confere ainda um bate-papo com a médica sanitarista Célia Medina com dicas para amenizar os sintomas do Covid-19 durante o tratamento domiciliar, em caso de diagnóstico positivo para o coronavírus.
Meio ambiente
O Dia Mundial da água é celebrado no domingo, dia 22 de março. A data é um convite à reflexão sobre a relação do ser humano com esse bem essencial à vida. No Brasil, por exemplo, ao menos 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, segundo os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.
Para falar sobre o tema, entrevistamos a engenheira ambiental Fabiana Passos, professora de engenharia sanitária e ambiental na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre outros aspectos, elas destacou o impacto da violação desse direito em diferentes áreas, como saúde e economia.
Ao considerar o cenário de pandemia do novo coronavírus, ela lembrou que muitas pessoas, especialmente nas periferias e zonas rurais, não dispõe do recurso, por exemplo, para fazer a higienização recomendada por médicos para evitar a contaminação.
Sintonize
O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.
A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h no site da Rádio Brasil de Fato.
Edição: Geisa Marques