A atualização do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Pernambuco, nessa segunda-feira (16), confirmou um aumento de mais dez casos de coronavírus no estado. Assim, são 18 casos confirmados, três prováveis, 81 em investigação e 81 descartados.
Foram confirmados dois casos na Região Metropolitana, nas cidades de Jaboatão dos Guararapes e de Belo Jardim, e em Petrolina, no Vale do São Francisco, onde nove casos de coronavírus e três de H1N1 são considerados suspeitos e estão sendo investigados.
:: Coronavírus: o que você precisa saber ::
Os resultados dos exames saem na quarta-feira (18), mas a prefeitura de Petrolina já decretou estado de emergência e anunciou medidas de prevenção, como a suspensão das aulas em escolas e creches municipais, fechamento de museus, teatros, bibliotecas e do Parque Municipal Josepha Coelho, além de recomendar o fechamento de cinemas, escolas, academias e a não realização de celebrações religiosas que aglomerem público, como missas e cultos.
Com o aumento dos casos, o governo de Pernambuco também anunciou novas medidas na noite dessa segunda-feira (16), como a suspensão da aulas da a rede estadual de ensino, ampliando a orientação anterior, que suspendia as aulas apenas no Recife. Além disso, um acordo foi firmado com as concessionárias de transporte na capital para que a limpeza dos ônibus seja feita no fim de cada viagem, além da limpeza dos terminais e estações de metrô, conforme o anúncio feito pelo governador Paulo Câmara (PSB) durante coletiva de imprensa.
Fonte: BdF Pernambuco
Edição: Monyse Ravena e Camila Maciel