Proteção

Artigo | Solidariedade social ativa e o coronavírus, por Virgínia Fontes

Sabemos que temos uma chance de sairmos bem dessa epidemia pois ainda não conseguiram destruir o SUS

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
coronavirus escolas
O vírus mostra que todos os seres humanos são iguais e que a desigualdade resulta da organização da vida social - Marcio James / Semcom

Essa é hora de solidariedade social ativa e não apenas de impacto, e menos ainda, de pânico. Precisamos ter claro que somente protegeremos nossas saúdes protegendo a saúde de todos, a começar pelos mais vulneráveis aos vírus – idosos e doenças pré-existentes –, pela grande massa de trabalhadores da saúde que estarão a postos e mais expostos do que os demais, e pela imensa maioria da população de nossas cidades, cuja desigualdade social crescente os deixa sem recursos.

Continua após publicidade

Sabemos que temos uma chance de sairmos bem dessa epidemia pois ainda não conseguiram destruir o Sistema Único de Saúde (SUS), o que poderosos vêm tentando desde sua implantação na Constituição.

Solidariedade ativa é não perder o fio do pensamento:

- dinheiro público deve ir integralmente para saúde pública;

- a vida da população é mais importante do que os juros da dívida para milionários. Pelo fim da EC 95 (do Teto dos Gastos Públicos), que destina os recursos públicos para pagamento de juros de uma dívida que nem sequer sabemos em que foi gasta. O desbloqueio dessa Emenda Constitucional do “Fim do Mundo” deve assegurar recursos públicos para o setor público.

Solidariedade social ativa é exigir:

- que estejam recompostas as equipes de agentes comunitários de saúde – desmanteladas pelo governo Marcelo Crivella no Rio de Janeiro, e recebendo menos recursos do que deveria há anos, nesse país afora. São essas equipes as que trabalham em comunidades e favelas e contribuem para o monitoramento das famílias;

- que haja previsão desde já para garantir atenção especial para as famílias de baixa renda – em caso de isolamento doméstico, muitas precisarão receber alimentação e atenção psicossocial.

Solidariedade social ativa é lembrar:

- a vida antes do lucro – paralisação de atividades não pode resultar em perda de salários. Essa é uma condição para enfrentar a pandemia em países desiguais como o Brasil, onde grande parte da população ganha durante o dia o que vai comer à noite. Apenas ínfima parcela da população tem reservas para enfrentar uma situação como essa, e esses devem contribuir com os demais;

- o vírus mostra que todos os seres humanos são iguais e que a desigualdade resulta da organização da vida social. Nenhuma discriminação pode ser tolerada – contra alguns bairros, ou contra pobres, negros, mulheres, LGBTs.

Edição: Rodrigo Chagas