LUTA

Na Paraíba, trabalhadoras rurais ocupam Incra e reivindicam programas suspensos

Mulheres estão à frente do ato que faz parte da Jornada Nacional de Lutas do MST e pedem a retomada da Reforma Agrária

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Superintendência do Incra foi ocupada na manhã desta segunda-feira (9) - Divulgação/MST

Cerca de 800 pessoas, uma maioria de trabalhadoras rurais, ocuparam na manhã desta segunda-feira (9) a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em João Pessoa (PB), para reivindicar a pauta das mulheres e outras políticas públicas para o campo.

O ato faz parte de uma série de protestos organizados pelas mulheres sem-terra pelo Brasil. As manifestantes pedem a retomada das ações de Reforma Agrária – suspensa por tempo indeterminado pelo governo Bolsonaro – e o retorno de programas voltados à agricultura familiar, também congelados ou reduzidos pelo governo.

A ocupação é liderada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Segundo lideranças, o Programa “Fomento Mulher”, que é uma linha de crédito destinada às mulheres assentadas, foi suspensa pela governo; documentos de acesso a outros programas estão parados, além de problemas com registros dos trabalhadores e vistoria nas áreas.

Jornada Nacional de Lutas

Na manhã desta segunda-feira (9), as mulheres do MST ocuparam o Ministério da Agricultura, em Brasília (DF). A mobilização conta com a participação de 3500 trabalhadoras de 24 estados e integra a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Rodrigo Chagas e Heloisa de Sousa