VÍRUS AVANÇA

País tem 13 casos de coronavírus; dois pacientes foram infectados no Brasil

Pela primeira vez, Ministério da Saúde confirmou contágios fora de São Paulo; BA, RJ e ES entram na lista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Além dos oito pacientes confirmados, número de casos suspeitos no Brasil é de 636, segundo Ministério da Saúde - Reprodução

Com mais quatro infectados, em São Paulo, o Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta sexta-feira (6), um novo balanço sobre o coronavírus (COVID-19) e o número de casos em todo o país chegou a 13. Ainda não há detalhes sobre quem são os pacientes, mas todos voltaram de viagem à Europa e Estados Unidos. 

Mais cedo, a Secretaria de Saúde da Bahia anunciou o primeiro caso de coronavírus no estado. Trata-se também do primeiro caso da região Nordeste. De acordo com a pasta, a paciente é uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana. Ela retornou da Itália em 25 de fevereiro, após visitas às cidades de  Roma e Milão. 

Agora, com a nova atualização, segundo o Ministério da Saúde, dos casos registrados até o momento - além da Bahia - dez estão em São Paulo, um no Espírito Santo e outro no Rio de Janeiro. Ainda há um caso no Distrito Federal aguardando contraprova. Em todo o país, são 768 casos suspeitos e 480 descartados.   

Em coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (5), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson Oliveira, informou que, pela primeira vez, dois dos casos identificados ocorreram por meio de transmissões locais, ou seja, dentro do país. Apesar disso, ele garantiu que o vírus não está circulando para fora do radar de controle dos agentes de saúde. "Nos casos identificados até agora, no Brasil, a pessoa viajou ou teve contato próximo com caso confirmado. Não temos transmissão comunitária, que é quando eu não consigo mais identificar quem foi o caso que originou aquele caso do doente”, explicou. 

::Vídeo | Coronavírus no Brasil: o que você precisa saber para se prevenir::

São Paulo

De acordo com Oliveira, as duas transmissões locais ocorreram em São Paulo e estão relacionadas ao primeiro caso confirmado, de um morador que viajou à Itália e teve contato com parentes e amigos antes de entrar em quarentena. Ainda não foram divulgadas informações sobre a identidade das duas novas vítimas infectadas (5º e 6º casos).

O quarto caso, confirmado nesta quinta (5), é o de uma  menina de 13 anos que esteve na Itália. Apesar de assintomática, a jovem recebeu atendimento no Hospital Beneficência Portuguesa, na terça-feira (3), onde foi coletada uma amostra de sangue. Um exame realizado em um laboratório particular constatou a presença do vírus. A contraprova foi realizada pelo Instituto Adolfo Lutz e confirmou o contagio.

Questionado sobre o estado de saúde da paciente, o secretário de Vigilância  causou surpresa ao afirmar que a garota não está em quarentena. "A menina até estava em isolamento, mas hoje nós entendemos que, por ela ter apresentado níveis baixíssimos de carga viral, não tem sentido continuar isolada. Ela tem fragmentos do vírus, mas não quer dizer que esse vírus possa ser transmitido. A mãe não pegou, o irmão não pegou, quem está do lado dela não pegou”, disse.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, um paciente sem sintomas pode transmitir o vírus, embora seja raro, principalmente entre crianças e adolescentes. 

Já os três primeiros casos foram de homens adultos. O primeiro, de 61 anos, o segundo, de 32 e o terceiro, um colombiano, de 46. Todos haviam viajado para a Itália antes de apresentarem os sintomas. 

RJ e ES

Nesta quinta-feira (5), o governo do Rio informou que o caso confirmado é de uma mulher de 27 anos. Ela mora em Barra Mansa, no sul do estado e esteve na Itália. Ao retornar, no domingo (1) , começou a apresentar sintomas e procurou uma unidade de saúde. Já no Espírito Santo, a paciente é uma mulher de 37 anos, que também viajou para o território italiano. 

Edição: Rodrigo Chagas