Feminismo

8 de Março: confira a agenda do Dia Internacional das Mulheres em Pernambuco

Dia de luta contará com atividades, debates e atos públicos

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

No Recife, ato terá como lema “Feministas contra a violência do estado racista, patriarcal e capitalista” - PH Reinaux

Como ocorrem todos os anos, os movimentos feministas se organizam para o Dia Internacional de Luta das Mulheres. Em Pernambuco, estão previstas ações em diversas cidades. No Recife, o grande ato das mulheres ocorre na tarde da segunda-feira (9), no Parque Treze de Maio.

Continua após publicidade

Em 2020, os protestos do “8M” ganham também um caráter de repúdio aos protestos convocados por Jair Bolsonaro para o dia 15 de março.

Região Metropolitana de Recife

Já estão sendo realizadas atividades de mobilização para a manifestação nas cidades da Região Metropolitana de Recife (RMR). Nesta terça-feira (3), foram iniciadas ações de panfletagem, começando pelo Terminal Integrado Xambá.

Na quarta-feira (4), as panfletagens ocorrem no Terminal Integrado da Macaxeira, começando às 7h, e na Estação de Metrô do Recife, a partir das 17h. No sábado (7) tem panfletagem pela manhã na Feira de Peixinhos e na Feira de Afogados, simultaneamente.

No domingo (8), serão realizadas ações descentralizadas em quatro territórios da RMR: Morro da Conceição, Feira de Nova Descoberta, Brasília Teimosa e Ibura. Já o grande ato marcando o Dia Internacional de Luta das Mulheres ocorre na segunda-feira (9). Com o lema “Feministas contra a violência do estado racista, patriarcal e capitalista”, a concentração inicia às 13h no Parque Treze de Maio. A caminhada está prevista para iniciar às 16h30.

Outras cidades

Em Garanhuns, o ato “Parem de nos matar! Mulheres contra a retirada de direitos e todas as formas de violência” ocorre na sexta-feira (7), com concentração a partir das 9h da manhã, em frente ao prédio do INSS. 

Em Caruaru, o ato das mulheres trará como lema “Nem Ca Mulesta esse estado burguês e opressor” e será realizado na quinta-feira (12), com concentração a partir das 8h da manhã, em frente ao prédio do INSS, na Avenida Rui Barbosa. 

Novas cidades ainda divulgarão as programações. 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena e Camila Maciel