ALERTA

Casos de coronavírus aumentam na Itália: OMS evita falar em pandemia

Autoridades italianas confirmaram 6 mortes e 219 registros oficiais de contágio no país

|
O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte presidiu a reunião do Comitê Operacional de Coronavírus do Departamento de Proteção Civil - Filippo Attili/Fotos Públicas

O governo da Itália informou, nesta segunda-feira (24), que ao menos 219 pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus em mais de seis regiões do país. O número de casos foi revelado pelo comissário extraordinário para a emergência do coronavírus da Itália, Angelo Borrelli.

Continua após publicidade

O anúncio do governo italiano veio momentos antes de um informe dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o coronavírus, no qual afirma que o órgão não considera uma pandemia.

"Chamar de pandemia, além de ser contra os fatos, pode causar medo. Não é hora de focar nas palavras. Agora é o momento para que países e pessoas se preparem", disse em coletiva o diretor-geral da agência de saúde da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O número de mortos devido ao coronavírus na Itália também aumentou nesta segunda-feira e chegou a 6 pessoas. No momento existem 168 infectados na Lombardia, 18 em Emília-Romagna, 4 no Piemonte e 3 no Lazio – o casal chinês internado no Instituto Spallanzani e um pesquisador.

Dos casos positivos, 99 estão hospitalizados com sintomas da doença, 23 estão em terapia intensiva e 91 em isolamento domiciliar. No Vêneto, os casos confirmados de coronavírus subiram de 27 para 32. No total existem 24 pacientes em Vo Euganeo, 4 em Mirano e 4 em Veneza.


"Chamar de pandemia, além de ser contra os fatos, pode causar medo", disse diretor-geral da OMS Reprodução/OMS

Para a OMS, o fato de a Itália ser o primeiro país europeu a decretar quarentena em territórios inteiros não muda o fato de que ""O que vemos são epidemias em partes diferentes do mundo, afetando partes diferentes do mundo", e não uma pandemia.

China adia encontro parlamentar

O governo da China decidiu nesta segunda-feira adiar o encontro anual do Congresso Nacional do Povo, o Parlamento chinês, por conta do surto de coronavírus.

Segundo a imprensa chinesa, o encontro, que aconteceria em 5 de março deverá ocorrer em outra data ainda a ser definida por Pequim.

 

*Com ANSA