"Há um risco sim de autoritarismo no Brasil", disse o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu em entrevista exclusiva ao Jornal Brasil Atual Edição da Tarde. Além de mencionar os ataques do governo de Jair Bolsonaro à imprensa, à cultura, à educação, Dirceu entende como risco de volta a uma ditadura, a presença cada vez maior de militares em várias das esferas do Estado brasileiro.
"Os militares não apenas estão ocupando o Palácio do Planalto e os ministérios mais importantes. Em todo o Brasil, você vai constatando que em estatais inteiras são destituídos os diretores e nomeados militares, e nos estados isso também vem acontecendo. Isso não seria tão grave, não fosse o fato de que há uma tutela militar sobre o país", disse Dirceu citando o exemplo do pronunciamento do comandante do Exército à época, General Villas Bôas, pressionando o Supremo Tribunal Federal (STF) para não conceder habeas corpus em favor do ex-presidente Lula, em 2018.
Para o ex-ministro da Casa Civil, "o que nós estamos vendo hoje com o governo Bolsonaro, nem na ditadura militar vimos: é um alinhamento total com o [Donald] Trump, e o reconhecimento, com o qual vários generais concordam, de uma civilização ocidental judaico-cristã, comandada pelos Estados Unidos. Isso não tem nada a ver com os nossos interesses".
O jornal cobre ao vivo o ato em solidariedade à greve dos petroleiros realizado na capital paulista.
Esses e os principais destaques do dia nesta edição de quinta-feira (20), do Jornal Brasil Atual.
------------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos