Localizada na Zona Leste de Natal, é conhecida por sua importância histórica. Faz parte da Zona Especial de Preservação Histórica desde os anos 1990, juntamente com a Cidade Alta. Em oposição a esta, primeiro bairro do município, fora nomeada inicialmente como Cidade Baixa, uma zona de sítios e armazéns. Antes da urbanização, a Ribeira era um local alagadiço, pantanoso, onde as águas do Potengi e a maré se encontravam, formando uma “lagoa da campina”.
O crescimento do bairro se deu a partir de 1850, quando da construção de vários prédios na Rua do Comércio, hoje conhecido como Rua Chile, e da construção do porto. O início do século XX presenciou também a formação de importantes espaços de sociabilidade, como o Teatro Carlos Gomes, atual Alberto Maranhão; o Cine Polytheama; o Grupo Escolar Augusto Severo, onde funcionou o Atheneu e a primeira Faculdade de Direito; a Estação Rodoviária, hoje Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e a Praça Augusto Severo.
Natal completa seus 420 anos em 2019 e apesar de saudar e comemorar essa data, seus habitantes testemunham o abandono do bairro que é marco da cultura e memória da cidade.
Edição: Isadora Morena