MST

Mil mudas de árvores são distribuídas em celebração aos 30 anos do MST no Ceará

A atividade aconteceu dentro do 32° Encontro Estadual do MST CE

Brasil de Fato | Madalena (CE) |

Ouça o áudio:

100 milhões de árvores deverão ser plantadas nos próximos anos
100 milhões de árvores deverão ser plantadas nos próximos anos - Celso Aquino

O assentamento 25 de Maio foi o local escolhido para realização do 32° Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Ceará. Com tema "MST Ceará, 30 anos de lutas, conquistas e resistência popular" o ato político do encontro aconteceu no dia 18 dezembro, contou com a presença de representantes da Defensoria Pública Estadual, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Prefeitura de Madalena, partidos, movimentos e sindicatos parceiros.

O tom da fala da dirigente nacional do MST Ceará, Keila Mendes, foi de agradecimento aos parceiros e de projetar um futuro de resistência," se o MST chegou aos 30 anos aqui no Ceará, foi por que nós tivemos o apoio, a solidariedade da classe trabalhadora. Hoje se inicia um novo ciclo, que irá exigir de nós muita sabedoria, vivemos tempos difíceis e a unidade se faz necessária para enfrentar esse tempo."

O ex-deputado federal José Genoino (PT) também esteve presente no ato. Em nome do Presidente Lula, agradeceu a solidariedade do MST na construção da Vigília em frente ao prédio da Polícia Federal em Curitiba e das outas iniciativas que pediam a soltura do presidente, como os comitês Lula Livre. "Eu me sinto emocionado por estar aqui, companheiras e companheiros do MST. O MST deu a maior demonstração de solidariedade nos últimos nos, foi o MST que fez a mais longa vigília política da história do Brasil", disse Genoino

O ato marcou também o início do lançamento estadual da campanha de reflorestamento em que o MST pretende plantar, 100 milhões de árvores nos próximo anos. Mais de mil mudas frutíferas da região foram distribuídas para os 500 participantes do encontro.

Edição: Monyse Ravena