O programa da última sexta-feira (06) fala sobre o episódio de censura e LGBTFobia da prefeitura do Rio de Janeiro ao mandar recolher da Bienal do Livro quadrinho com ilustração de relação homoafetivas e a 10ª edição do CineFoot, festival de cinema sobre futebol.
Em entrevista, Paulo Iotti, doutor em Direito Constitucional e autor da ação de criminalização da homofobia e transfobia no Brasil, explica se a determinação do prefeito Marcelo Crivella pode mesmo ser considerada um ato de censura e homofobia e quais podem ser as possíveis consequências jurídicas para a Prefeitura neste caso. Diz também sobre o uso de artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como justificativa para a ação.
Antonio Leal, diretor e idealizador do Cinefoot, conta como surgiu a proposta de criar o Cinefoot e como tem sido a experiência de realizar o festival ao longo destas dez edições. Comenta também de que maneira o futebol e o cinema podem nos ajudar a refletir sobre a realidade brasileira.
Nas reportagens: Polícia instaura inquérito para apurar tortura em supermercado de São Paulo; e no quadro Amiga da Saúde, quais os efeitos do chocolate para a saúde.
No quadro Cinema de Fato a dica é a documentação audiovisual Caravana Farkas.
Informações sobre o amistoso do Brasil contra a Colômbia e os jogos do final de semana do Campeonato Brasileiro no Papo Esportivo.
Confira:
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Bandeirantes 1360 AM.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br
Edição: Fernanda Castro