O programa da última terça-feira (16) fala sobre o trabalho de resistência cultural feito por jovens na ocupação Olga Benário em Bonsucesso e o debate “Reconhecimento da Ancestralidade dos Territórios Indígenas - Oportunidade e Riscos no Caso Xokleng Perante o Supremo Tribunal Federal” realizado durante a 12ª sessão do Direito dos Povos Indígenas na Organização das Nações Unidas (ONU).
Em entrevista, Felipe Gomes Vieira, organizador da Marcha das Favelas e um dos organizadores da ocupação do espaço Olga Benário e Suelen Paim, moradora da Maré, ativista LGBTI, integrante do Favela Cineclube e também organizadora da ocupação do espaço Olga Benário, explicam como funciona uma ocupação cultural, que tipos de atividades são realizadas no espaço e como tem sido a participação de moradores da região na manutenção e utilização do espaço.
Roberto Liebgott, Coordenador do Conselho Indigenista Missionário regional Sul, conta a história do Caso Xokleng e esclarece por que esse caso é tão importante na discussão sobre terras indígenas no Brasil. Diz ainda como o movimento tem conseguido se articular para resistir em tempos tão difíceis.
O repórter do Brasil de Fato RJ, Eduardo Miranda, traz ao vivo informações sobre o seminário Comunicação, Política e Democracia, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ainda no programa, título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade pode pode barrar "Cancún" de Bolsonaro na região de Angra e Paraty.
No quadro Dicas Mastigadas, confira uma deliciosa receita de biscoito de aveia.
Confira:
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Bandeirantes 1360 AM.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br e pelo app da rádio BdF (disponível para Android).
Edição: Fernanda Castro