Campo

Secretarias estaduais do Nordeste realizam encontro em defesa da Agricultura Familiar

15ª Reunião de Trabalho do Fórum de Apoio à Agricultura Familiar discute e propõe políticas públicas para o campo

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Em 2018, a 13º Reunião do Fórum ocorreu em Salvador (BA)
Em 2018, a 13º Reunião do Fórum ocorreu em Salvador (BA) - SDR BA/Divulgação

Cada vez mais desestruturada pelo Governo Federal, a agricultura familiar é um dos principais temas que vem sendo discutidos por movimentos e setores ligados ao campo. No Rio Grande do Norte, a 15º Reunião de Trabalho do Fórum de Apoio à Agricultura Familiar reúne governos do Nordeste, Minas Gerais e organizações sociais para pensar e propor ações de desenvolvimento sustentável nessa área.
Lucenilson Ângelo, secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável do RN, explica que esse Fórum, existente desde 2015, articula sujeitos em volta das políticas públicas no campo. Entretanto, diante de uma série de direitos retirados, o encontro ocorre em 2019 com uma intenção a mais.
“Mais do que a avaliação, ele também tem um caráter propositivo, de propor saídas para esse momento que o país, e a região, está passando”, destaca.
O secretário aponta que, desde os governos Lula e Dilma, uma série de políticas públicas vinham sendo criadas para beneficiar os pequenos agricultores e povos residentes no campo, mas com o surgimento do governo Jair Bolsonaro (PSL), o Fórum apresenta-se como um foco de resistência ao desmonte dessas políticas.
“No momento, esse evento é um dos mais importantes que vai acontecer na região. Diante da situação do país e da região, de ataque aos direitos à população, o Fórum vem trazer uma resistência da retirada desses direitos, e propor uma mútua ajuda entre os estados”, afirma.
O evento ocorre entre os dias 3 e 5 de julho, em Natal (RN). Além das secretarias estaduais, também participam institutos de terra, movimentos sociais (como o MST), federações sindicais, entre outras organizações.

Edição: Marcos Barbosa