O programa da última quinta-feira (09) fala sobre o encontro que reúne representantes de religiões e crenças diversas para conversar sobre fé e transformação e os 21 anos de história e resistência cultural do grupo de capoeira angola Ypiranga de Pastinha.
Em entrevista, Mônica Francisco, deputada estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), diz sobre a proposta e importância desse evento nos tempos que vivemos. Para Mônica, a fé e a política são possíveis de serem trabalhadas na construção de uma sociedade laica, em um diálogo com convergência em luta pela justiça e defesa da vida.
Cyro Garcia, professor de Filosofia da FAETEC-Caxias, educador social e militante da Capoeira Angola, conversa sobre o trabalho realizado com crianças e jovens no Conjunto de Favelas da Maré. Segundo Cyro, através desse trabalho tem sido possível criar ferramentas de organização para fortalecer a população negra empobrecida, já que a capoeira movimenta não somente o corpo, mas também a mente.
Confira também no programa: número de endividados cresce no país e atinge o maior nível dos últimos anos; e, ministro da educação é criticado, em Brasília, por não justificar o corte de 30% do orçamento para universidades e institutos federais.
Samba, teatro e rock são as dicas do quadro Rio, Rua e Cultura para o final de semana.
Edição: Fernanda Castro