O Brasil de Fato lança nesta semana uma edição especial sobre os perigos da mineração no país. A publicação será distribuída gratuitamente por todo o Brasil.
Em oito páginas, o jornal discute as consequências do atual modelo de mineração. A matéria de abertura traz os desdobramentos dos rompimentos de barragens em Brumadinho (MG), há três meses, e de Mariana (mg), que ocorreu em 2015, para a população local. A reportagem ouviu relatos de familiares e vítimas sobre os impactos que as tragédias tiveram em suas vidas.
Além disso, o tabloide também traz um histórico da Vale, com análises sobre a privatização da mineradora brasileira, que tem a maior produção de minério do ferro do mundo.
Outro destaque é a análise da relação trabalhista da atividade, a mais letal para trabalhadores no Brasil. Contato com rejeitos, trabalho noturno, exposição à poeira, ao calor e a ruídos são apontados pelo jornal como os problemas sofrido por quem está empregado na área.
Mais do que trazer a crítica de movimentos populares e de especialistas, o Brasil de Fato também discute quais são as alternativas possíveis ao modelo mineral existente hoje no país.
Abaixo, você pode ler a publicação na íntegra.
Edição: Rodrigo Chagas