TRABALHADORES, UNI-VOS!

ENTREVISTA | "O governo e os empresários mentem para o povo", diz sindicalista

Magali Pontes é a entrevistada da edição 14 do BdF-PB

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Diretora do Sindicato dos Bancários, Magali Pontes.
Diretora do Sindicato dos Bancários, Magali Pontes. - Arquivo Pessoal

Para falar um pouco sobre o que as trabalhadoras e os trabalhadores estão preparando para às ruas neste primeiro de maio, fomos dialogar com Magali Pontes da Silva, diretora do Sindicato dos Bancários e componente do Setorial de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que nos falou sobre o enorme desafio de denunciar as mentiras da "deforma da previdência", proposta por Bolsonaro (PSL).

BdF- Quais as pautas que vão levar os trabalhadores para às ruas neste 1° de maio?

Magali - São várias as pautas que levarão os trabalhadores às ruas neste primeiro de maio pois o projeto vitorioso nas últimas eleições elegeu Jair Bolsonaro, que é antinação, é  antipovo! O Estado brasileiro está sendo desmontado, privatizado e entregue às grandes corporações estrangeiras! As políticas públicas e programas de inclusão social e distribuição de renda que beneficiam milhões de trabalhadores, jovens e mulheres estão sendo cortados e ou diminuídos em detrimento do perdão de dívidas e subsídios milionários ao grande empresariado nacional e internacional, como é o caso das petrolíferas que vem de fora e do agronegócio brasileiro! Mas diante desse quadro de ataques e retirada de direitos, gostaria de chamar a atenção dos trabalhadores para a reforma da previdência de Bolsonaro! É um projeto perverso de retirada de direitos, que se passar no Congresso Nacional irá criar uma legião de desassistidos! O governo e os grandes empresários mentem para o povo ao dizer que o país está quebrado e só essa reforma é que pode dar jeito, criar empregos e garantir aposentadoria no futuro. Os trabalhadores precisam se informar bem pra não cair nesta mentira absurda! O que eles querem é tirar dos trabalhadores para dar aos bancos! Essa reforma da previdência só será boa para os banqueiros, que pretendem ampliar seus lucros vendendo previdência e capitalização ao povo desse país! Os trabalhadores vão às ruas neste primeiro de maio para dizer não a essa reforma desastrosa, pois o país não está quebrado, a nossa previdência não é deficitária, e não vamos aceitar pagar uma conta que não é nossa: que é a do déficit das contas públicas, feito por um governo que gasta quase tudo o que arrecada pagando juros a banqueiros!

O que está sendo pensado de atividades para o 1° de maio? 

Para João Pessoa está sendo pensado um grande ato político- cultural! Este evento acontecerá a partir das 14hs no Centro de Zoonozes, nos Bancários, com caminhada para o mercado de Mangabeira. Será um momento político- cultural importante, pois os trabalhadores estarão denunciando por todo o país,  os desmandos deste governo que em 100 dias nada apresentou de bom aos trabalhadores. Este dia também é um chamamento para que os demais trabalhadores, as donas de casa, os estudantes venham participar , pois todos juntos seremos  mais fortes e poderemos gritar numa só  voz: não mexam no nosso direito de aposentadoria! 

O que você diria para que o povo lute em defesa de seus direitos nesse momento?

Que só a luta nos garante! Que se os trabalhadores não se juntarem pra derrotar esse projeto nefasto e mentiroso  de reforma da previdência, muito pouca gente terá chance de se aposentar no futuro; os que já estão aposentados hoje, poderão ser prejudicados  com o governo congelando por muitos anos, o valor de seus benefícios! Com a desconstituição do nosso sistema de seguridade social, isso será facilmente possível!

Percebe-se um aumento da população de rua na Paraíba, a que isso se deve?

É verdade, estamos caminhando pra trás, pois  havíamos saído do mapa da fome nos governos do PT e nossa gente estava melhorando de vida! Com os programas sociais e políticas públicas de inclusão podíamos ver um outro Brasil nascendo: o povo tendo casa pra morar, comida farta na mesa, filho de pobre tendo oportunidade de estudar nas melhores escolas e universidades públicas do país e do mundo! O programa mais médicos levando assistência à saúde e salvando vidas naqueles  lugarejos mais distantes, onde antes nunca tinha chegado um médico brasileiro! A gente caminhava no rumo certo! O Brasil tinha tudo pra ser uma nação de verdade, mas os ricos desse país não querem ver o pobre dar certo, ir pra frente, ter dignidade! Veio o golpe em 2016 e com ele o desmantelo do estado brasileiro com a retirada dos direitos conquistados , trouxe a volta do desemprego, o abandono e a fome! Lamentável!

Você que é bancária, o que significa para o povo brasileiro dar autonomia ao Banco Central (BC) e privatizar bancos públicos como a Caixa e o Banco do Brasil?

A primeira pergunta que deve ser feita é: com a autonomia proposta pelo governo, o BC vai se tornar independente de quem? Significaria submeter toda a nossa economia ao controle dos grandes bancos privados do país! É como trancar a casa e deixar os moradores pelo lado de fora  - ao relento e com fome ! Não podemos concordar com isso! Com os bancos públicos acontece a mesma coisa: está na mira da sanha privatista! Os bancos públicos - Banco do Brasil, Caixa Econômica (CEF), Banco do Nordeste -, exercem um papel muito importante no desenvolvimento do país! São através deles que se concede financiamentos para a agricultura familiar  - responsável pela produção de quase todo o alimento que chega a nossa mesa-! A CEF é o banco da habitação do brasileiro - financiou  mais de 70%  de toda a demanda de crédito habitacional do país! Os bancos públicos são importantes instrumentos que o governo tem de fomentar o desenvolvimento do país! São através deles que são feitos os programas sociais e as políticas públicas de inclusão social! Os bancos públicos são instrumentos de desenvolvimento da nação brasileira e  patrimônios do povo brasileiro! Privatizar os bancos públicos é  deixar a decisão de no que investir, pra que/quem investir, quando investir, onde investir,  nas mãos dos grandes bancos privados,  cujo único objetivo é a maximização dos lucros!

Edição: Heloisa de Sousa